Resumo da Matéria:
Uma alimentação rica em Vitamina E, Magnésio, Coenzima Q10, Selênio e Licopeno ajudam.
Estudos indicam que a vitamina E pode melhorar a função cardíaca, já que colabora para o relaxamento dos vasos sanguíneos e auxilia na sua desobstrução.
O selênio é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelo excesso de radicais livres, melhorando a imunidade.
O licopeno, apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.
A saúde masculina pode contar com algumas vitaminas importantes como o Selênio, a Vitamina E, o Licopeno entre outras.
A vitamina E tem grande papel no combate a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que transformou-se em um problema mundial, considerando que 55,7% dos adultos acima de 50 anos são hipertensos. A prevalência estimada de hipertensão no Brasil atualmente é de 38,54% da população acima de 45 anos. Isso representa, em números absolutos, um total de 18,8 milhões de portadores da doença.
Quais os possíveis males?
A hipertensão é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, responsável por 40% das mortes por acidente vascular encefálico e 25% delas ocorrem por doença arterial coronariana (IBGE, 2010).
É fundamental cuidar da saúde ofertando alimentos importantes na prevenção e manutenção da hipertensão arterial, a qual é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças vasculares.
Quais as principais causas?
Atualmente, há também fortes evidências da implicação do estresse oxidativo como causa das disfunções vasculares em geral. O estresse oxidativo ocorre quando a produção de radicais livres fica descontrolada no organismo e eles interagem de forma desordenada com as mais diversas células causando danos.
Suplementação ajuda?
Neste contexto, a vitamina E vem sendo considerada um potente antioxidante lipossolúvel, tendo a possibilidade de exercer ação benéfica contra danos oxidativos.
A vitamina E é um nutriente muito importante para o nosso organismo, especialmente por conferir proteção antioxidante.
Por esta atuação, estudos sugerem a vitamina E para a redução da progressão do envelhecimento celular – processo fisiológico considerado como um dos principais gatilhos para o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, neurodegenerativas e articulares.
Níveis séricos reduzidos de α-tocoferol foram inversamente associados à incidência de doenças coronarianas.
A ação antioxidante da vitamina E se destaca como principal benefício, uma vez que se conecta aos radicais livres impedindo o processo de oxidação das membranas lipídicas auxiliando no bom funcionamento do corpo como um todo, principalmente do sistema cardíaco.
Estudos indicam que ela pode melhorar a função cardíaca, já que colabora para o relaxamento dos vasos sanguíneos e auxilia na sua desobstrução.
Alimentação ajuda a prevenir?
Os alimentos fonte dessa vitamina são geralmente compostos por um maior teor de gordura, sendo esse tipo de gordura classificada como saudável, mas que deve ter o monitoramento do profissional de saúde para alguns grupos de risco.
A vitamina E está presente nas sementes oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, etc.), óleos vegetais e em algumas frutas, como açaí e o abacate.
Muitos alimentos que contém a vitamina E também possuem o Selênio, que junto à vitamina E potencializa os efeitos positivos para seu cérebro, memória e para reforçar seu sistema imunológico.
O Selênio tem qual função?
O selênio é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelo excesso de radicais livres;
- Auxilia na melhora do sistema imunológico;
- Ajuda na produção dos hormônios da tireoide;
- Possui papel essencial na proteção das células contra o envelhecimento;
- Possui atividade anti-inflamatória;
- Auxilia na fertilidade masculina;
- Exerce um papel neuro-protetor, com melhora na cognição.
A suplementação é uma boa aliada para atingir níveis funcionais do nutriente sem prejuízo na dieta.
Níveis elevados de vitamina E no organismo diminuem o risco de um infarto ou derrame não fatal na maioria dos indivíduos.
A hipertensão arterial reduz a expectativa de vida e a mortalidade por doença cardiovascular (DVC) aumenta progressivamente com a elevação dos níveis de pressão, a alimentação associada as demais medidas de controle da pressão arterial são ferramentas importantes para garantir a qualidade de vida.
Apenas homens devem consumir Licopeno?
Não. Licopeno pode ser usado por homens e mulheres. Apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, ele também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.
Dessa forma é benéfico para a saúde do organismo na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial
Commenti