top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Entenda os benefícios da água no seu metabolismo

Atualizado: 28 de nov. de 2023


A água que ingerimos diariamente tem papel fundamental no funcionamento e na manutenção do organismo. Sem ela, o corpo deixa de desempenhar funções essenciais e torna-se suscetível a desequilíbrios e a doenças. No entanto, a maioria de nós não sabe como funcionam, na prática, todos os benefícios da água.


Neste post, você vai conhecer os proveitos que terá ao equilibrar o consumo de água e descobrir em detalhes tudo o que ela faz todos os dias pela sua saúde, lhe ajudando a viver melhor. Confira!


Regula o intestino

Você sabia que muitas pessoas têm problemas no trato intestinal devido à baixa quantidade de água ingerida? Beber bastante água ajuda a regular as funções intestinais e evita o ressecamento das fezes, que é uma das principais queixas de quem sofre com a prisão de ventre. Portanto, aumentar o consumo de água estimula as atividades do intestino e ajuda na hora de evacuar, ao minimizar eventuais dores e desconfortos.


Reduz o inchaço

Ao bebermos a quantidade de água necessária, aumentamos o volume de sangue no corpo e, consequentemente, há uma melhora acentuada da circulação de sangue no organismo. Mas o que isso tem a ver com o inchaço? Boa parte deles é decorrente de problemas de circulação!


Além disso, um dos grandes responsáveis pela retenção de líquidos, que também gera inchaço no corpo, é o sódio. Entretanto, quando estamos devidamente hidratados, a água evita que o excesso de sódio fique retido e cause esse tipo de problema.


Combate o ressecamento

A falta de água no organismo provoca intenso ressecamento interno e também nas áreas externas do corpo, como na pele e nos cabelos. Sentir sede já é sinal de que estamos consumindo menos água do que deveríamos. Nesses casos, notamos que as mucosas ficam mais secas e a sede cada vez maior. Para que isso não aconteça, o ideal é beber água várias vezes ao longo do dia e em pequenas quantidades.


Desintoxica o organismo

As células do corpo usam a água para desempenhar diversas funções importantes, entre elas, as de desintoxicar o corpo e fazer uma espécie de limpeza do que nos faz mal. Dessa forma, mais um dos benefícios da água é que ela ajuda na eliminação das impurezas e atua como um desintoxicante natural do organismo.


Melhora a função renal

Sem a água, os rins não desempenham sua função principal: a filtragem do sangue. Ao bebermos pouca água, esses órgãos ficam muito sobrecarregados, apresentam dificuldades em realizar a filtragem, e isso compromete o funcionamento geral do organismo. Nessa situação, eles acabam retendo demais a urina, como uma reserva de água, o que pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como as pedras nos rins.


Portanto, nada de negligenciar o seu bem-estar e qualidade de vida. Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede. Não há uma quantidade exata a ser ingerida, pois depende do clima local e do metabolismo de cada um. No entanto, para termos uma média, calcule 35 ml de água multiplicados pelo seu peso corporal. Dessa forma, você certamente terá todos os benefícios da água na sua saúde.


Como você faz para manter a hidratação ao longo do dia? Leva uma garrafinha de água sempre com você? Conte para a gente nos comentários!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

 
31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page