top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Conheça 5 benefícios do alho

Atualizado: 4 de nov. de 2022


Conhecido pelo seu alto índice nutricional e, claro, por seu sabor característico, o alho é muito usado na gastronomia e é reconhecido pelo seu poder medicinal desde as civilizações mais antigas. Hoje, para valorizar ainda mais esse poderoso alimento, temos disponível no mercado o óleo de alho.


Rico em vitaminas B1, B6, C e também minerais, como ferro e silício, o alho apresenta uma substância característica — a alicina — que proporciona o cheiro peculiar e também possui propriedades antibacterianas e antioxidantes.


O que dizem os estudos científicos?

O alho é um dos antibióticos naturais mais eficientes contra o amplo espectro de vírus e bactérias. Os compostos organossulfurados (por exemplo, alicina e aliina) e flavonóides (por exemplo, quercetina) são responsáveis ​​pelos efeitos imunomoduladores desta especiaria saudável. Khubber, S., Hashemifesharaki, R., Mohammadi, M. et al. Garlic (Allium sativum L.): A potential unique therapeutic food rich in organosulfur and flavonoid compounds to fight with COVID-19. Nutr J 19, 124 (2020).


Mas entenda: aqueceu, perdeu!

Quando aquecido o alho perde quase que totalmente seus benefícios, deve ser ingerido cru ou em forma de óleo, extraído em prensagem a frio, preservando sua pureza e seus benefícios.

Na culinária ficamos com seu tempero e quando isolamos o óleo em cápsulas ou consumimos in natura, preservamos seus benefícios. Seu uso contínuo pode prevenir diversas doenças e contribuir de forma significante para a saúde.


Nesta matéria, vamos apresentar CINCO BENEFÍCIOS desse vegetal que vão convencer você a consumi-lo diariamente. Acompanhe o texto!


1. O alho previne doenças cardiovasculares

A pressão alta é uma das principais causas de doenças cardíacas, como infartos e derrames. A alicina, presente no alho, consegue reduzir a pressão arterial e causa um efeito de afinamento do sangue, impedindo a formação de coágulos. Ela também tem compostos ativos que são capazes de desobstruir os vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose.


Além desses benefícios, unir o alho com o óleo de peixe pode reduzir os níveis de colesterol. Essa combinação diminui a concentração de LDL e de triglicérides, que são responsáveis pelo entupimento arterial, e aumenta os níveis de HDL — conhecido como “bom” colesterol.


2. Pode prevenir doenças crônicas

O alho contém outros minerais em sua composição além da alicina, como o selênio e o zinco, que o tornam um excelente antioxidante. Esses nutrientes inibem a formação de radicais livres, os quais causam o envelhecimento celular, prevenindo assim alguns tipos de câncer.


De todos esses compostos pode-se destacar a alicina, uma vez que a mesma é um princípio ativo responsável pelos seus benefícios medicinais e pelo seu forte aroma. Essa substância pode ser útil para melhorar ligeiramente a pressão arterial, o colesterol, a função imunológica, a prevenção de certos tipos de câncer e o estresse oxidativo - um desequilíbrio que pode levar a doenças como câncer, Alzheimer e diabetes (SANTOS et al., 2017).


Ela ainda favorece o processo de apoptose — conhecido como suicídio celular — que é o descarte de células velhas que já não cumprem seu papel.

3. Ajuda no controle do diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 devem incluir o alho em sua alimentação diária, pois ele pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Tanto a alicina como o dissulfeto de dialilo — que estão presentes no alho — ajudam a elevar os níveis de insulina necessários.


4. O alho fortalece o sistema imunológico

A alicina, como vimos, é um antibiótico natural: ela estimula a produção de glóbulos brancos, permitindo que o sistema imunológico afaste bactérias e outros agentes patogênicos. Assim, nosso sistema de defesa pode dar uma resposta mais rápida a qualquer atividade inflamatória ou infecciosa no organismo.


O alho possui também vitamina A e C, nutrientes que desempenham um papel essencial no bom funcionamento do sistema imunológico, tornando-se um forte aliado na prevenção de resfriados e gripes.


5. Auxilia no tratamento de infecções

O alho possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que são ótimas para o tratamento de infecções causadas por bactérias ou fungos no organismo.

A alicina possui ação antimicrobiana contra microrganismos como: Escherichia Coli, bactéria que pode causar infecções urinárias, e a Candida Albicans, fungo causador de doenças orais e genitais em humanos.


O câncer gástrico é um dos mais comuns no mundo inteiro, e a Helicobacter pylori pode ser a responsável pelo aparecimento da doença então torna-se necessário buscar alternativas para debelar essa bactéria. Segundo Sivam, 2001 o alho pode atuar sobre a Helicobacter pylori, comum no estômago mas tem também atividade antibiótica sobre a Aeromonas, Lactobacilus, Pseudomonas, Salmonela, Staphylococcus e Streptococcus.


O óleo de alho como opção suplementar

Para você que deseja todos os benefícios do alho, mas não gosta do sabor ou do cheiro acentuado, o óleo de alho em cápsulas é uma excelente alternativa.


A suplementação à base desse alimento proporciona todos os seus bons efeitos e contribui positivamente para o seu organismo prevenindo doenças.

Basta a ingestão de algumas cápsulas diárias para aproveitar todos os seus benefícios. Entretanto, sempre siga orientações médicas ou de um nutricionista para não sofrer nenhum efeito indesejado.


O alho é usado como medicamento há séculos, isso porque possui características medicinais importantíssimas. No entanto, perde-se muito de seus benefícios ao ser aquecido.

Então, para aproveitar esse remédio natural, as cápsulas de óleo de alho são excelentes, já que a produção é feita por prensagem a frio, garantindo a integridade de todos os seus nutrientes.


Agora que você conhece os benefícios do óleo de alho, que tal adotá-lo como complemento alimentar em seu dia a dia? Entre em contato com a Vitgold!


Contamos com uma ampla linha de produtos e suplementos para melhorar sua saúde e qualidade de vida!

Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial




185 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page