A alimentação equilibrada e saudável é o primeiro passo para quem busca mais qualidade de vida e longevidade. Por isso, o número de pessoas adeptas à gastronomia funcional cresce cada vez mais. Você sabe o que é isso?
A gastronomia funcional é a junção da arte de cozinhar com os alimentos funcionais — além de nutrir, estes fazem bem ao organismo. Assim, as pessoas que procuram cuidar da saúde e do próprio bem-estar devem inserir essa especialidade da gastronomia no seu dia a dia.
Quer saber mais sobre esse assunto tão falado ultimamente? Confira o post e boa leitura!
Afinal, o que é a gastronomia funcional?
A gastronomia funcional é uma forma de cozinhar que estuda a melhor maneira de cocção e a combinação de alimentos, preservando os seus nutrientes e aumentando a capacidade da alimentação de prevenir e tratar doenças.
Qual é a relação entre a gastronomia funcional e os alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais contêm substâncias que trazem mais benefícios à saúde, além da nutrição convencional. Podemos citar como exemplo o tomate.
Ele tem carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, mas também tem o licopeno — um pigmento vermelho que é um poderoso antioxidante e atua na prevenção do câncer de próstata. Assim, a gastronomia funcional utiliza dos alimentos funcionais para enriquecer as receitas e torná-las mais nutritivas e benéficas ao organismo.
Quais são os seus benefícios?
Podemos dizer que a gastronomia funcional é uma tendência para otimizar o poder dos alimentos em deixar o nosso corpo mais saudável e prevenir enfermidades. Entre seus benefícios estão:
Prevenir doenças
Alimentos como peixes de águas frias e profundas são ricos em ômega-3, um ácido graxo essencial capaz de diminuir inflamações no organismo e, assim, melhorar o sistema cardiovascular — evitando doenças do coração.
Auxiliar no controle da diabetes e do colesterol
As fibras solúveis, principalmente a beta glucana — presente em grande quantidade na aveia —, ajudam no controle da glicose sanguínea e do colesterol, já que forma uma espécie de gel no intestino, diminuindo a absorção dessas substâncias pelo organismo.
Combater o envelhecimento das células
Os carotenoides são elementos antioxidantes que combatem os radicais livres.
Eles são substâncias que, em grande quantidade, oxidam as células e as levam à morte precoce.
Como aplicar a gastronomia funcional no dia a dia?
Engana-se quem supõe que a gastronomia funcional é complicada. Podemos praticá-la na rotina alimentar de forma simples, veja:
Método de cozimento
Escolha métodos de cocção que preservam os nutrientes dos alimentos — como cozinhar os vegetais no vapor e grelhar as carnes em azeite.
Compra dos vegetais
Procure comprar as verduras, legumes e frutas da estação, pois, quando maduros, eles contêm mais nutrientes.
Conservação dos alimentos
Mantenha os vegetais em geladeira para evitar oxidação e tome cuidado com a conservação de carnes, ovos, leite e derivados.
Combinação de nutrientes
Enriquecer as suas receitas combinando os nutrientes dos alimentos funcionais é um jeito eficiente de incluir os benefícios da gastronomia funcional no dia a dia.
Vale lembrar que nem sempre é possível consumir todas as vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o organismo somente com a alimentação funcional. Para isso, o uso de suplementos alimentares pode ser uma opção viável, desde que seja prescrito por um médico ou nutricionista.
A gastronomia funcional veio para trazer mais saúde e qualidade de vida. Assim, procure introduzi-la em sua dieta para usufruir dos seus benefícios.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Comentarios