Sua saúde mais completa ajuda a prevenir da depressão.

A depressão é uma doença mental caracterizada, essencialmente, por um comprometimento do estado físico e psicológico do indivíduo. Seus principais sintomas são: tristeza persistente, falta de energia, irritabilidade, ansiedade, perda de interesse por atividades que normalmente geravam prazer, baixa autoestima, alteração do sono e do apetite.

Há uma série de hormônios que, quando alterados, podem desencadear tristeza, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração, pessimismo, insegurança e muitos outros. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4.

Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar. Uma possível solução para esse problema seria um tratamento alternativo ou complementar baseado na nutrição. Nesse sentido, cada vez mais pesquisas e estudos mostram forte relação entre deficiências nutricionais e desordens mentais.

As deficiências de ácido graxo ômega 3, vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos são as mais frequentemente vistas em pacientes com depressão.

A suplementação com vitaminas e minerais

A suplementação com vitaminas e minerais podem melhorar e até eliminar os sintomas da depressão, mas acredite, antes de qualquer coisa, é necessária uma avaliação prévia com um médico, ok?

Vitaminas do complexo B:
Elas dão um suporte ao sistema nervoso e alivia o estresse, é essencial na ajuda em casos leves de depressão.

Vitamina C:
É fundamental para fortalecer o sistema imunológico, mas ela trabalha em conjunto com a enzima dopamina-beta-hidroxilase para converter a dopamina em noradrenalina, neurotransmissor que desempenha papel importante na regulação do humor.

Vitamina D:
A vitamina D também está envolvida na síntese de serotonina e dopamina no cérebro, hormônios que, em grande quantidade, “combatem” a depressão. Com isso, os estudos comprovaram que a suplementação com vitamina D pode ajudar a reduzir sintomas depressivos e melhorar o humor.

Ômega 3:
A suplementação com ácidos graxos, como o ômega 3, devido suas características anti-inflamatória em pacientes com depressão e dores crônicas, desta forma, pode vir a ser uma estratégia benéfica para melhorar aspectos clínicos relacionados com a intensidade e duração dos sintomas.

Ácido Fólico:
Os baixos níveis dessa vitamina podem provocar uma diminuição na produção de serotonina, também crucial para prevenir a depressão. Desta forma, esse nutriente ajuda a combater os estados de melancolia e tristeza, os quais, podem derivar em transtornos mais graves se não forem tratados da maneira adequada.

Zinco:
A carência de zinco faz com que não tenhamos vontade de nada, assim, ela pode estar relacionada com a depressão ou astenia e entre seus sintomas encontramos a falta de apetite e a queda de cabelo.

Magnésio:
O magnésio é imprescindível para desfrutar de uma boa saúde física e mental. Ele também é um regulador do sistema nervoso central, que ajuda a prevenir insônia, ansiedade, hiperatividade, ataques de pânico, estresse e a depressão.


Hábitos saudáveis para prevenir a depressão.

– Uma alimentação saudável;
– Suplementos com orientação de um profissional;
– Praticar exercícios físicos regularmente;
– Dormir bem;
– Monitorar sempre a saúde;
– Cuidar da mente, fazer coisas que dá prazer, viajar, passear, visitar amigos etc.;
– Estar perto de pessoas que você ama, evitar ficar sozinho;
– Procurar ajuda de um profissional.


Alimentos que ajudam a combater a depressão

Vitaminas do complexo B: espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia;
Vitamina C: acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa;
Triptofano e ômega-3: carne, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico e abacate;
Magnésio: chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana;
Cálcio: leite e derivados, de preferência desnatados.

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