Verão 2019. Comece desinchando o corpo!

Você já sentiu aquela sensação de inchaço no corpo? É bem desconfortável e comum de acontecer, isso se chama retenção de líquidos, que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Aprenda como começar o Verão 2019 desinchando.

Existem vários motivos para que o inchaço ocorra, entre eles, a constipação ou intestino preguiçoso, a falta de exercícios físicos – sedentarismo, o sobrepeso ou obesidade, o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e o excesso de sal nas refeições.

Alterações hormonais, na tensão pré-menstrual e em mulheres grávidas, também podem causar o acúmulo de água ou edema. A prática de atividades físicas aumenta a mobilidade, estimulam a sudorese e consequentemente melhoram a qualidade de vida.

Mudanças de hábitos e uma alimentação saudável ajudam a eliminar esse excesso de líquido do nosso corpo.
Veja algumas dicas:

ÁGUA:

– Manter-se bem hidratado é essencial. Ao contrário do que se pensa, quando o corpo está inchado, é importante hidratá-lo para estimular a ação diurética.

CHÁ VERDE:

– A bebida é rica em cafeína e catequinas, substâncias que supostamente aumentam o gasto energético, entretanto, é necessário ter cautela.

CHÁS EM GERAL:

– As ervas facilitam a digestão e podem desinchar por terem efeito diurético. Assim como o chá verde, a dica é consumir os naturais, para aumentar a chance dos efeitos benéficos.

ÁGUA DE COCO:

Isotônica e diurética natural, além de baixo valor calórico.

MELANCIA E MELÃO:

– Além das fibras, estão entre as frutas com maior teor de água, por isso conhecidas por suas propriedades diuréticas. Limão, morango, laranja e tangerina são outras opções de frutas com boa quantidade de água em sua composição.

FARELO DE AVEIA:

– Esse alimento contém betaglucana, uma fibra solúvel que contribui para o controle de taxas de colesterol e açúcar no sangue. As fibras também ajudam com o aumento da saciedade e devem ser associadas a uma ingestão de líquidos, auxiliando no funcionamento intestinal e consequentemente evitando a barriga inchada e dilatada.

AMEIXA:

– É uma fruta considerada laxativa, pois estimula o funcionamento intestinal.

MAGNÉSIO:

– Um mineral que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas e mantém nosso corpo funcionando. Aumentar sua ingestão pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e minimizar os sintomas pré-menstruais -TPM. Boas fontes de magnésio incluem nozes, chocolate amargo, quinoa, acelga e vegetais verdes, além de suplementos alimentares.

AÇÚCAR E SAL:

– Evite refrigerantes, produtos enlatados e industrializados.

 

Um sono tranquilo também ajuda na manutenção do funcionamento normal do organismo e consequentemente na redução da retenção de líquidos.

Atividades físicas todos os dias, uma rotina de caminhada, assim como subir escadas, jogar bola, dançar, passear e outras atividades são essenciais. 

Essas mudanças irão ajudar a controlar não só o acúmulo de líquidos, mas melhorar a sua qualidade de vida.

Prepare-se para o Verão 2019. Ainda dá tempo!

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