Veja quais as principais fontes de ferro na alimentação

Quem nunca ouviu falar que comer fígado de boi faz bem para a saúde? Pois saiba que isso é verdade! Esse alimento faz parte dos que são fontes de ferro. Esse nutriente é um mineral essencial para a produção de hemoglobina que, por sua vez, é um componente das hemácias do sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio por todo corpo.

Com isso, o ferro se torna indispensável para manter o bom funcionamento do organismo. Ele é encontrado em vários alimentos que devem ser consumidos regularmente para que não haja deficiência dele.

Mas, você sabe quais alimentos são fontes de ferro? Continue lendo este post, pois é sobre isso que vamos falar!

Por que é tão importante comer alimentos que são fontes de ferro?

Primeiramente, vale dizer os motivos pelos quais o ferro é fundamental para o corpo. Ele previne e cura a anemia — condição em que o oxigênio não chega às células como deveria e deixa a pessoa cansada e sem disposição.

Além disso, a carência desse mineral é prejudicial para a saúde dos órgãos, como o coração, e afeta o sistema imunológico, deixando-o fraco e suscetível às doenças relacionadas à baixa imunidade. Também leva à queda exagerada dos cabelos e deixa as unhas quebradiças.

Em bebês e crianças, ele é importante para o crescimento, e em gestantes para o desenvolvimento do feto. No caso das mulheres, com a menstruação, há perda de ferro todos os meses, devendo ser reposto para que não falte.

O ferro dos alimentos é absorvido e aproveitado pelo organismo. Sendo assim, consumir fontes de ferro é a melhor maneira de garantir que as necessidades diárias desse nutriente serão supridas.

Quais são esses alimentos?

O ferro pode ser encontrado em diversos alimentos, tanto do reino animal quanto do vegetal. Portanto, para ter uma boa quantidade desse mineral no organismo, é interessante ter uma alimentação variada e rica em qualidade.

Origem animal

As vísceras são excelentes fontes de ferro! O fígado, o coração e o rim animal são riquíssimos nesse mineral, além das carnes vermelhas. Também podemos contar com as carnes de aves e de peixes, e a gema dos ovos.

Origem vegetal

Engana-se quem acha que o ferro está somente nos alimentos de origem animal. Você também pode encontrá-lo em:

  • vegetais de cor verde-escuro (couve, brócolis, rúcula e outros);

  • leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico, lentilha etc);

  • grãos integrais;

  • nozes e castanhas;

  • melado de cana-de-açúcar.

O que fazer quando somente a alimentação não supre as necessidades diárias de ferro?

Em alguns casos, quando a pessoa precisa de maior quantidade de ferro no organismo — gestante, criança, mulher com fluxo menstrual intenso, entre outras — a alimentação pode não dar conta de suprir as necessidades.

Portanto, deve-se consultar um nutricionista para a prescrição adequada de suplementos alimentares à base de ferro. Dessa forma, é possível assegurar que há a quantidade necessária desse mineral no corpo.

Os alimentos fontes de ferro são capazes de prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, considere as nossas informações e os inclua na sua alimentação, diariamente.

Quer se manter sempre atualizado com dicas de saúde e bem-estar? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro! Estamos no Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

Share This