Saiba mais sobre a suplementação pós-cirurgia bariátrica!

A obesidade é uma doença que tem colocado a vida de muitas pessoas em risco. Mas, com o avanço da medicina, algumas técnicas têm sido aprimoradas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Realizar uma cirurgia é uma delas e, por isso, a suplementação pós-cirurgia bariátrica é um assunto que precisa de atenção.

Como qualquer procedimento, é importante ter o máximo de informações possíveis como o que é essa cirurgia, como nosso organismo reage a ela e porque a suplementação é necessária para os pacientes. Confira tudo isso neste post!

A cirurgia bariátrica

É a opção ideal para quando as atividades físicas e a dieta não causam mais efeito no paciente obeso. A cirurgia bariátrica é uma alternativa para pessoas com problemas de saúde graves relacionados à obesidade como, por exemplo, o diabetes tipo 2.

O procedimento consiste em diminuir o tamanho da cavidade gástrica do paciente para limitar a quantidade de alimento que ele poderá ingerir, além de reduzir a área do intestino que tem contato com o alimento.

A perda de peso acontece tanto pela redução da ingestão de alimentos e má absorção de nutrientes quanto pelo efeito fisiológico por meio das mudanças hormonais e vias de sinalização no sistema nervoso central.

Atualmente, é sabido que o efeito fisiológico representa o mecanismo mais importante para o emagrecimento e controle das doenças relacionadas à obesidade. Por isso, é fundamental para os pacientes uma dieta pós cirúrgica com uma alimentação saudável e balanceada.

Cuidados pós-cirurgia bariátrica

Com a redução do estômago, é normal que o paciente apresente uma diminuição do apetite, o que causa no organismo dele uma menor absorção de ferro, cálcio e vitaminas, como a B12.

Dessa forma, alguns problemas podem surgir, como o ressecamento da pele, queda de cabelo, fragilidade nos ossos e anemia. Por isso, utilizar suplementação após a cirurgia bariátrica junto de um acompanhamento médico ajudará a recuperar o peso de formar correta.

Utilização da suplementação pós-cirurgia bariátrica

Para se manter com um corpo saudável, são necessários nutrientes diversos e em quantidades específicas. Os minerais e as vitaminas são responsáveis por regular o peso corporal e esses micronutrientes têm a função de regular o metabolismo, além da absorção de nutrientes, de carboidratos e lipídios.

Assim, o uso de suplementação pós-cirurgia é fundamental. Isso porque algumas vitaminas e minerais são absorvidas do local retirado com a cirurgia. O uso de suplementos nutricionais — como polivitamínicos e minerais como ferro, vitamina Dvitamina B12 — são alguns dos mais utilizados. Outro indicado é o Cranberry, por ajudar na saciedade.

A importância do acompanhamento médico

A suplementação nutricional na dieta pós-cirurgia bariátrica é essencial. Masé importante destacar que ela não anula a necessidade de fazer acompanhamento com um médico e um nutricionista.

Eles adotarão os melhores procedimentos a serem seguidos, auxiliarão na adequação da alimentação e respeitarão as condições clínicas, psicológicas e metabólicas do paciente.

Todas essas informações sobre a cirurgia, de como nosso corpo reage a ela e os cuidados pós cirúrgicos certamente ajudaram a elucidar algumas dúvidas que você tinha sobre o assunto, não é mesmo?

E aí, gostou do assunto do texto? Quer saber onde encontrar essa suplementação necessária pós-cirurgia bariátrica? Então entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!

 

Share: