Saiba como sua saúde influencia na beleza dos cabelos

  • Home
  • Bem-estar
  • Saiba como sua saúde influencia na beleza dos cabelos

A beleza dos cabelos é parte fundamental na autoestima das mulheres. Por isso, ter as madeixas bem cuidadas, com brilho, macias e sem pontas duplas é o sonho de todas nós. Os cabelos têm função primária no nosso corpo, sendo essencial para o isolamento térmico e proteção dos raios solares. Entretanto, é a aparência dos fios que geram mais preocupações. 

A escolha do shampoo, as hidratações constantes e as visitas ao cabeleireiro fazem parte dos cuidados para ter cabelos bonitos. Contudo, para serem saudáveis, eles precisam ser nutridos de dentro para fora, pois são reflexos da nossa saúde.

Neste post, vamos falar sobre como nossa saúde pode influenciar e o que fazer para ter cabelos mais bonitos e saudáveis. Confira!

O que influencia na beleza dos cabelos?

Quando o corpo não tem suas necessidades nutricionais atendidas, a carência de nutrientes pode desencadear uma série de problemas de saúde. Com isso, os primeiros a serem prejudicados são os cabelos e as unhas, pois o organismo entende que não são prioridades para receber os nutrientes, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida.

Os maus hábitos alimentares, como fumo, álcool e sedentarismo, agem negativamente na saúde do corpo, afetando os cabelos. Isso acontece porque esses fatores impedem a boa nutrição do organismo, deixando a circulação sanguínea comprometida e, consequentemente, impede que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo.

Os desequilíbrios hormonais também levam ao comprometimento da saúde e beleza dos cabelos, favorecendo a queda e deixando os fios fracos e quebradiços.

Quais os nutrientes os cabelos precisam?

Os fios são compostos por aminoácidos, que são moléculas que formam as proteínas, e é por esse motivo que os reconstrutores capilares possuem queratina, que é a proteína mais presente neles. Para garantir que os seus cabelos sejam mais fortes e saudáveis, é preciso ingerir além das proteínas, vitaminas e minerais.

A seguir, trouxemos quais são os nutrientes que os cabelos necessitam, e em quais alimentos você pode encontrá-los:

  • proteínas: carnes, ovos, leite, laticínios e leguminosas;
  • minerais (zinco, ferro e selênio): lentilha, espinafre, couve, nozes, castanhas;
  • vitaminas A, complexo B, C e E: cenoura, abóbora, tomate, brócolis, couve, laranja, acerola, nozes, abacate;
  • ômega 3: peixes de água fria como salmão e sardinha, abacate, linhaça.

Como ter cabelos mais bonitos?

Além de evitar as agressões externas aos fios — diminuindo o uso de prancha, secador, químicas e a exposição ao sol — é importante utilizar bons produtos, adequados ao seu tipo de cabelo.

A alimentação é fator fundamental na saúde e beleza dos fios! Portanto, ter uma dieta equilibrada e variada assegura a quantidade de nutrientes para manter seu corpo e cabelos nutridos. Os suplementos alimentares de vitaminas, minerais e proteínas podem ser grandes aliados, porém, devem ser indicados por um médico ou nutricionista. Além disso, é imprescindível abandonar os maus hábitos como o tabagismo, alcoolismo e sedentarismo para ter o organismo mais saudável. 

Já ouviu falar no sono da beleza? Pois é, não é mentira! Durante o sono, o nosso corpo libera substâncias essenciais para renovar todas as nossas células. Por isso, cuide também da qualidade do seu sono.

Outra dica relevante é beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a hidratação.

Quando procurar ajudar médica?

Se você tem uma alimentação saudável, pratica atividades físicas regularmente, não ingere bebida alcoólica em demasia, não fuma, tem os cuidados externos, e mesmo assim o seu cabelo não cresce como deveria, é desidratado e sem vida, está na hora de procurar ajuda médica.

O dermatologista vai solicitar exames clínicos para verificar possíveis alterações nutricionais e hormonais. Caso seja falta de nutrientes, ele poderá prescrever um suplemento alimentar adequado as suas necessidades. Mas, se for por questões hormonais, é possível que você seja encaminhado para um endocrinologista para descobrir as causas e, assim, indicar o tratamento correto.

Cuidar da beleza dos cabelos não é difícil, basta mudar alguns hábitos de vida e você verá os bons resultados, tanto nos fios quanto na sua saúde.

Gostou deste post e acha que seus amigos também vão gostar? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Share This