Reduza o açúcar. Faça escolhas saudáveis.

Diabetes, obesidade e problemas hormonais são apenas algumas das consequências do consumo abusivo de açúcar. Além de colocar a saúde em risco, prejudica os níveis de saciedade, nos fazendo consumir mais calorias do que necessário. Para evitar tais consequências, o indicado é reduzir o consumo de açúcar diariamente e substituir o açúcar refinado por alternativas mais saudáveis.

Mas qual é a substância considerada menos nociva pelos especialistas quando o assunto é adoçar?

Açúcar Refinado:

– São adicionados produtos químicos para dar a cor branca, pobre em nutrientes e rico em calorias;

Açúcar Mascavo:

– Não passa por processo de refinamento e é obtido através da cana de açúcar, é rico em nutrientes e calorias;

Adoçante:

– Consumido sem exagero ajuda a emagrecer, possui baixa ou nenhuma caloria, prefira o stévia;

Açúcar de Coco:

– Possui ferro, zinco e potássio, levemente calórico;

Açúcar Demerara:

– Levemente refinado, sem química e rico em calorias;

Mel:

Antioxidante, rico em nutrientes e calórico;

Xilitol:

– Produzido a partir do álcool obtido de frutas, vegetais, cogumelos e, até mesmo, algas marinhas. Tem o índice glicêmico baixo e o potencial para adoçar semelhante ao açúcar tradicional.

Cuidado com o excesso:

Se consumidos em excesso, todos os açúcares trazem prejuízos à saúde, não existe um que cause menos risco. O ideal é aproveitar o sabor adocicado dos alimentos, em vez de usar essas alternativas.

Alguns afirmam que o mascavo e o demerara seriam os melhores, porque conservam os minerais e as vitaminas da cana, mas a verdade é que a quantidade dessas substâncias nesses tipos de açúcares é tão pequena que seria necessária uma ingestão muito alta para justificar seu poder nutricional.

A Organização Mundial de Saúde fez um estudo e concluiu que o brasileiro exagera no consumo de açúcar. Ela também alerta que existe muito açúcar oculto nos alimentos industrializados, até nos salgados. Além da orientação geral de limitação do consumo diário de açúcar, em todas as fases do curso da vida, a OMS apresenta uma série de orientações classificadas como de forte impacto, se colocadas em prática.

A recomendação atual é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente, em uma dieta saudável. Muitos são os benefícios à saúde que podem ser alcançados se o consumo diário de açúcar for reduzido para 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25g de açúcar por dia).

Bons motivos para cortar de vez o açúcar:

– Ele não acrescenta nenhum nutriente ao organismo;
– O consumo pode resultar em celulite;
– Açúcar vira gordura localizada;
– Aumento do risco do diabetes tipo 2;
– Falta de açúcar ajuda a perder barriga;
– O consumo excessivo pode levar à destruição de neurônios, reduzindo a capacidade funcional do sistema nervoso central.

O VERÃO JÁ ESTÁ LOGO ALÍ. CORRE!

Comece com exercícios, comendo mais verduras, legumes e balanceando os carboidratos, atenção com a quantidade de proteínas e os excessos.

 

 

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