Quais são as principais vitaminas e para que servem?

Deixa a gente adivinhar: você tem uma rotina agitada com trabalho, filhos e casa. Sabe da importância de uma alimentação balanceada, mas tem dificuldades de colocá-la em prática, acertamos?

Então é hora de descobrir quais são as vitaminas que não podem faltar nas suas refeições e qual a melhor maneira de introduzi-las no seu dia a dia. Vamos lá?

Para que servem as vitaminas?

Falando tecnicamente, as vitaminas são um grupo de micronutrientes essenciais para manter um bom funcionamento do organismo. Pequenas doses diárias já são o suficiente para que o nosso sistema imunológico se mantenha forte e o nosso corpo saudável.

Cada uma delas pode ser encontrada em alimentos específicos, por isso é tão importante manter uma alimentação variada e equilibrada. Tanto o excesso quanto a falta de algumas vitaminas podem ser prejudiciais. A

quantidade necessária varia de uma pessoa para a outra, conforme a idade, o sexo e o estilo de vida. Por exemplo, uma gestante ou uma criança em plena fase de crescimento possuem uma necessidade maior de determinadas vitaminas. Assim como os atletas, que trabalham com o esforço físico.

Cada vitamina possui uma função diferente no corpo e todas elas são vitais para o nosso corpo. Ou seja, elas interagem entre si, se complementam. Por exemplo, com elas conseguimos prevenir diversas doenças, como gripes e resfriados e é delas que depende também a boa formação óssea.

Quais são as vitaminas principais?

Existem diversos tipos de vitaminas e, por isso, elas são classificadas por grupos:

  • lipossolúveis, ou seja, insolúveis em água e solúveis em gordura. Aqui estão as vitaminas A, D e K, que ficam armazenadas no fígado, e a E, que é distribuída para todo o corpo. Elas são facilmente eliminadas pelo organismo;
  • hidrossolúveis, ou então, solúveis em água. Fazem parte as vitaminas C e do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 12). Essas permanecem por um curto período no organismo antes de serem excretadas. Devem ser ingeridas diariamente.

Agora que você já sabe quais são as vitaminas e como elas são classificadas, listamos as principais para o bom funcionamento do organismo. Entenda a importância de cada uma e onde elas podem ser encontradas.

Vitamina A

Essa vitamina desempenha um papel importantíssimo para a visão, desde a formação até a manutenção ocular, além de prevenir a cegueira noturna e a conjuntivite. Tem papel fundamental para o cabelo e pele, prevenindo lesões e o envelhecimento precoce.

Também aumenta a imunidade, auxilia no crescimento e formação dos ossos. É um poderoso antioxidante, protegendo as células contra radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.

Onde encontrar

Cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, couve, batata-doce, mamão, laranja, fígado, ovos, leite, atum e queijo.

Vitamina D

É fundamental na produção de insulina e na absorção de nutrientes. Também é importante para a regulação do cálcio no sangue e nos ossos, saúde dos dentes, combate à enxaqueca e prevenção de doenças cardíacas. Pode ajudar também as mulheres na redução de alguns sintomas da TPM.

Onde encontrar

Gema de ovo, cogumelos, fígado, leite e derivados, atum, sardinha e salmão. A vitamina D é a única que pode ser produzida pelo corpo, a partir do efeito do sol sobre a pele. Por isso é importante tomar sol diariamente nos horários recomendados (antes das 10h e após às 16h).

Vitamina C

Ajuda na formação de colágeno, glóbulos vermelhos, dentes e ossos e facilita a absorção de ferro. É aliada no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo infecções.

Onde encontrar

Acerola, laranja, limão, mamão papaia, melão, manga, kiwi, abacaxi, morango, maracujá, brócolis, repolho e espinafre.

Vitamina K

É importante para a coagulação do sangue, além de uma boa formação dos ossos. A falta de vitamina K pode favorecer hemorragias internas.

Onde encontrar

Hortaliças e vegetais de folhas verdes, legumes como couve, brócolis, salsa, tomate, batata, gema de ovo, soja, fígado e leite.

Vitamina B1

Entre os principais benefícios está a proteção do sistema nervoso e circulatório. A vitamina B1 também produz energia, melhora a função cerebral, auxilia o funcionamento da musculatura e do coração, previne o envelhecimento, combate a depressão e fadiga.

Onde encontrar

Alface romana, espinafre, berinjela, cogumelos, cereais integrais, feijão, nozes, atum e carnes.

Vitamina B2

Protege os olhos, prevenindo principalmente a catarata, ajuda na reparação da pele e na produção do hormônio adrenalina. É necessária para a produção de anticorpos e crescimento.

Onde encontrar

Vegetais, legumes, leite, abacate, levedo de cerveja, ovos, carnes e cereais integrais.

Quais são as consequências da falta de vitaminas?

Assim como a ingestão de cada vitamina tem um papel fundamental no organismo, a carência de determinados nutrientes pode provocar reações diversas.

A falta de vitamina A, por exemplo, está relacionada ao surgimento de alergias, manchas e ressecamento da pele, além de deixar os cabelos mais secos, causar coceira nos olhos, tornar os dentes mais frágeis e debilitar o sistema imunológico. Já a falta de vitamina D pode causar osteoporose e raquitismo.

Entre os principais sintomas da falta de vitaminas, estão:

  • acne;
  • anemia;
  • cirrose;
  • depressão;
  • diarreia;
  • enxaqueca;
  • estresse;
  • gripes;
  • hipertensão;
  • infertilidade.

Por isso, é de extrema importância fazer consultas periódicas ao médico ou nutricionista e realizar exames para saber exatamente qual vitamina está faltando no seu organismo.

Suplementos vitamínicos funcionam?

Existem duas maneiras de fazer a ingestão adequada de vitaminas: pela ingestão de alimentos naturais ou por meio de suplementos vitamínicos. Porém, a rotina atribulada, muitas vezes, dificulta uma dieta diversificada de alimentos ricos em vitaminas. Por isso, os suplementos surgem como uma solução prática para repor todas elas.

Mas assim como é importante consumir alimentos orgânicos e saudáveis, é indispensável buscar suplementos vitamínicos de boa qualidade. A VitGold é especializada há mais de 20 anos nesse segmento. A empresa conta com uma ampla linha de produtos importados e nacionais, com foco em um excelente padrão de qualidade.

Agora que você já sabe quais são as vitaminas mais importantes e como elas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, entre em contato com a VitGold. Disponibilizamos de nutricionistas para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a escolher o melhor produto para você!

Deixe um comentário

Share This