A combinação do cálcio e da vitamina D já é uma união perfeita, com a K2, o zinco e o magnésio fica ainda melhor. Juntos eles auxiliam na saúde óssea, no funcionamento muscular e neuromuscular, na metabolismo energético, no funcionamento no sistema imune e na manutenção de níveis de cálcio no sangue.
Além dos benefícios já conhecidos do cálcio na saúde óssea, a presença de vitamina D traz consigo várias funções para o organismo, entre elas a melhora do sistema imunológico e prevenção do surgimento da osteoporose.
Sabe-se que a vitamina D é essencial na absorção do cálcio e por isso é tão importante esses dois nutrientes andarem juntos.
Os benefícios do Cálcio
Você já deve ter ouvido falar da Osteoporose, ela acomete ambos os sexos e é potencializada por fatores como idade avançada, níveis de estrogênio abaixo do normal (comum em mulheres no climatério e na menopausa), sedentarismo, histórico familiar e carência de nutrientes.
A osteoporose caracteriza-se pela perda progressiva de massa óssea, fragiliza os ossos e multiplica os riscos de fraturas.
Um nutriente vital na formação e manutenção dos ossos e dentes é o cálcio, e por isso ele é tão conhecido como parte fundamental da saúde óssea. Além disso, ele auxilia na coagulação do sangue, na contração muscular, manutenção dos batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos.
Uma alimentação pobre em cálcio pode causar diminuição da densidade óssea na idade adulta, resultando em doenças como osteopenia e osteoporose. Um fato importante, é que mulheres na menopausa precisam de maiores quantidades de cálcio, devido aos menores níveis de estrogênio.
A deficiência de cálcio pode levar à irritabilidade, insônia, redução de memória, contrações musculares contínuas, formigamento, taquicardia, fragilidade óssea e hipertensão.
A Vitamina D e o Cálcio
O que muitos não sabem, é que a vitamina D também é essencial para a saúde do osso. Sem ela, o cálcio não é bem absorvido pelo organismo e portanto ela sempre deve estar associada ao cálcio quando se tem como prioridade a manutenção da saúde esquelética.
A vitamina D, além de ter papel importante no sistema imunológico, um dos seus principais papéis no nosso organismo diz respeito à absorção e utilização do cálcio, no desenvolvimento e manutenção da saúde de ossos e dentes.
Com o envelhecimento, ocorre a diminuição na expressão do receptor da vitamina D no osso e no músculo, o que pode explicar a fraqueza muscular e as fraturas relacionadas com a idade. Portanto, o baixo consumo de alimentos fontes de vitamina D e insuficiente exposição solar podem interferir na absorção do cálcio e provocar o surgimento de doenças em longo prazo.
Magnésio preserva a massa óssea
Uma dieta pobre em magnésio diminui o número de osteoblastos, as células do osso responsáveis pelo aumento da densidade mineral óssea; e ainda, aumenta o número de osteoclastos, células relacionadas com a perda de massa óssea.
Dessa maneira, sua deficiência pode contribuir para uma diminuição do crescimento ósseo, além da perda do osso trabecular, uma parte do osso, responsável por resistir à tensão.
Outros nutrientes que ajudam a Saúde Óssea?
A vitamina K2 é essencial para o uso de cálcio, auxiliando no metabolismo ósseo e inibindo a calcificação arterial (SCHURGERSet al., 2007).
.
Essa vitamina ativa a Matriz Gla-proteína (MGP), inibindo a deposição de cálcio na parede dos vasos (BARBOSA, 2014). A MGP é uma proteína dependente da vitamina K2, que auxilia na prevenção da acumulação de cálcio na parede arterial (PONZIANI et al., 2017).
O zinco é um elemento essencial com atividade antioxidante e funções relacionadas ao metabolismo energético e crescimento. E ainda, apresenta função reguladora em muitas vias de sinalização, incluindo potenciação da sinalização de insulina e leptina (FOSTER; SAMMAN, 2010).
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial
Extraído de:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4010554/ - Efeito da suplementação de cálcio sobre a perda de peso e gordura em mulheres
- Manual de Formulações para a prática Clínica (Livro Ana Paula Pujol)
https://www.rasbran.com.br/rasbran/article/view/87/137 - Revista da Associação Brasileira de Nutrição
https://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=459 - Efeito do cálcio na perda de peso e na composição corporal: uma revisão de ensaios clínicos randomizados
Comments