top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Um oceano de benefícios do Ômega 3 para seu corpo

Atualizado: 23 de mar. de 2023


Resumo da Matéria:

  • Os inúmeros benefícios do ômega 3, o tornam um poderoso aliado da saúde cardiovascular e das atividades cerebrais.

  • O ômega 3 é um ácido graxo, uma “gordura do bem”, capaz de desempenhar inúmeras funções importantes no organismo. Não sendo produzido pelo corpo, precisando ser consumido por fontes externas. Esse tipo de gordura é fonte de energia e ajuda no processo de absorção de vitaminas e outros nutrientes.

  • Ajuda a regular a pressão arterial, diminuiu o colesterol e as chances de desenvolver doenças graves, além de melhorar o desempenho cognitivo.

  • Beneficia uma boa nutrição, oxigenação dos tecidos e possui efeito vasodilatador, aumenta a permeabilidade e espaço do lumen dos vasos fazendo com que o sangue tenha uma melhor fluidez

Sabemos que manter uma alimentação equilibrada e balancear o consumo de vitaminas , carboidratos, gorduras e aminoácidos é fundamental para termos mais qualidade de vida.


No entanto, na correria do dia a dia, descuidamos da alimentação e deixamos de ingerir nutrientes essenciais para a saúde do corpo e da mente. Nesse contexto, estão os inúmeros benefícios do ômega 3, que é considerado um poderoso aliado da saúde cardiovascular e das atividades cerebrais.


O que é o Ômega 3, afinal?

O ômega 3 é um ácido graxo, uma “gordura do bem”, capaz de desempenhar inúmeras funções importantes no organismo. No entanto, o ômega 3 não é produzido pelo corpo, ou seja, ele precisa ser consumido por fontes externas.


Esse tipo de gordura é fonte de energia e ajuda no processo de absorção de vitaminas e outros nutrientes. Além disso, ele auxilia na biossíntese de outros ácidos graxos, como o EPA e o DHA, que atuam nos sistemas cardiovascular e cerebral.


Ao existir a deficiência de ômega 3, poderão ocorrer sensações de fadiga e mal-estar, além da diminuição do metabolismo e de problemas recorrentes de concentração.


Conheça os principais benefícios:


1. Regula a pressão arterial

O ômega 3 consegue evitar o surgimento das placas de gordura, que se depositam nas artérias coronárias e comprometem o fluxo de sangue na região.

Essas placas podem deixar a circulação demasiadamente comprometida e fazer com que as veias e artérias passem a não realizar com eficiência suas funções. Quando esse problema ocorre, há chances elevadas de aumento da pressão arterial.



2. Auxilia na diminuição do mau colesterol LDL e os triglicerídeos

O consumo regular de ômega 3 atua na redução do colesterol ruim (LDL) e contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). Atualmente, já sabemos que, quanto maior a taxa de LDL, maiores também são as chances de entupimento das artérias e de demais problemas cardiovasculares.


O ômega 3 possui um efeito cardioprotetor atestado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que comprova os benefícios do consumo do nutriente sobre a diminuição dos triglicerídeos sanguíneos. Segundo as pesquisas, a ingestão de ômega 3 (EPA e DHA) entre 2 a 4 g ao dia, pode reduzir a concentração dos triglicerídeos no sangue em até 25 a 30%. Já para as pessoas com leves taxas de aumento ou limítrofes de triglicerídeos, doses de 1,5 g por dia auxiliam na redução entre 2 e 51% nos níveis do sangue. Os triglicerídeos são importantes ingredientes para formação de colesterol o que irá contribuir de forma negativa para a saúde cardiovascular.


3. Ajuda a impedir a formação de coágulos

O ômega 3 contribui para a formação dos neurônios, possibilita que a função cognitiva esteja sempre equilibrada e reduz os riscos de doenças degenerativas.

No caso das crianças, a deficiência de ômega 3 pode, inclusive, atrasar o desenvolvimento neurológico.

Daí a importância de equilibrar o consumo desse ácido graxo logo nos primeiros anos de vida.


Outro fator de comprometimento dos vasos é o quadro de aterosclerose que consiste no acúmulo de placas lipídicas nas paredes das artérias, as quais atrapalham ou impedem o fluxo sanguíneo. A aterosclerose geralmente não apresenta sintomas até a ruptura das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para bloquear o fluxo sanguíneo.


Um acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose de um processo silencioso e de alto risco para a saúde. A prevenção através de uma alimentação saudável e suplementação adequada de ômega 3 é um caminho motivador para evitar surpresas no futuro.


4. Melhora o desempenho cognitivo

O ômega 3 contribui para a formação dos neurônios, possibilita que a função cognitiva esteja sempre equilibrada e reduz os riscos de doenças degenerativas.

No caso das crianças, a deficiência de ômega 3 pode, inclusive, atrasar o desenvolvimento neurológico. Daí a importância de equilibrar o consumo desse ácido graxo logo nos primeiros anos de vida.


O ômega 3 é fundamental para a manutenção das funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, sendo um aliado no tratamento da depressão e na melhora da memória.

Estudos recentes destacaram o efeito benéfico dos ácidos graxos ômega 3 na doença de Alzheimer, que pode ser atribuído às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiapoptóticas (evitar a morte das células cerebrais).

5. Participa na prevenção do surgimento de câncer

O consumo de uma dieta balanceada e rica em ômega 3 deve ser estimulada dentro dos hábitos nutricionais adequados visando oferecer proteção ao organismo contra doenças e uma melhor qualidade de vida.

No entanto, existem diversos estudos que demonstram que o consumo de ômega 3 contribui de forma positiva para um menor risco de as mulheres desenvolverem o câncer de mama porque possui atividades antitumorais e anti-inflamatórias.



Foi observado que as mulheres que haviam consumido altos níveis de ômega-3, proveniente do consumo de peixes, tinham redução de 14% no risco de ter câncer de mama, em comparação com aqueles que consumiam menos. Os resultados também demonstraram uma relação importante de dose-resposta: a cada aumento de 0,1 g no consumo de ômega-3 por dia foi associado a um risco reduzido em 5% de ter câncer de mama.


6. Beneficia uma boa nutrição, oxigenação dos tecidos e efeito vasodilatador

O ômega 3 contribui para a redução da viscosidade sanguínea, o que possibilita uma circulação sanguínea mais ativa que promove melhor nutrição e oxigenação dos tecidos e consequentemente um melhor funcionamento de maneira geral para o organismo.

O ácido graxo também conta com efeito vasodilatador (aumenta a permeabilidade e espaço do lumen dos vasos fazendo com que o sangue tenha uma melhor fluidez) e por isso ocorre o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes.


7. Possui efeito anti-inflamatório na diminuição de inchaço e dores reumáticas

O ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias que podem ser muito úteis no tratamento de doenças inflamatórias intestinais ou artrite reumatóide, por exemplo, pois reduzem a produção de substâncias inflamatórias como eicosanóides e citocinas.


Além disso, a ação anti-inflamatória do ômega 3 ajuda a prevenir danos celulares que podem levar ao surgimento do câncer.



VOCÊ SABIA?

Junto com a Vitamina D, o Ômega 3 turbina a imunidade, além de favorecer a saúde muscular, cerebral e cardiovscular.

Com o envelhecimento, ocorre a diminuição na expressão do receptor da Vitamina D no osso e no músculo, o que pode explicar a fraqueza muscular e as fraturas relacionadas com a idade (DAWSON-HUGHES, 2017; HOLICK, 2006; OLIVEIRA et al., 2014; OUSHOORN et al., 2009). Além disso, a vitamina D atua como um modulador de células do sistema imunológico, apresentando função anti-inflamatória (FRANCO et al., 2015) e sendo, portanto, eficaz para os pacientes com artrite reumatoide (QUINTANA-DUQUE et al., 2017).



Em quais alimentos o ômega 3 pode ser encontrado?


A melhor forma de consumir o ômega 3 é por meio da alimentação rica em peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum. O recomendável é ingerir em média 100 gramas, duas a três vezes por semana.

Há também a opção de suplementar o ômega 3, sob orientação especializada, ingerindo cápsulas que contenham esse importante ácido graxo.


Viu só como essa substância faz bem para o nosso organismo? Portanto, procure consumi-la de forma equilibrada e tente introduzi-la no seu dia a dia.


Dessa maneira, com certeza você terá todos os benefícios do ômega 3 na sua saúde.


Já que você está por aqui, nós o convidamos a visitar nossa Loja Virtual para conhecer nossa ampla linha de produtos e suplementos. Temos uma equipe de especialistas à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento.

Aproveite!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial



ÔMEGA 3, SAIBA MAIS! - ICOR - Instituto do Coração de Santa Maria https://www.icor.com.br/compartilhando-conhecimentos/144-omega-3-saiba-mais/


Alto consumo de ômega-3 por meio da ingestão de peixes está associado com menor risco de câncer de mama - Nutritotal PRO https://nutritotal.com.br/pro/alto-consumo-de-a-mega-3-por-meio-da-ingesta-o-de-peixes-esta-associado-com-menor-risco-de-ca-ncer-de-mama/


FERREIRA, F. J. G.; SOUSA, L. L.; LOPES, F. L.; CRUZ , ´Lucas F. .; SOUSA, M. N. A. de. EFEITOS DO ÔMEGA 3 NA FUNÇÃO ENDOTELIAL EM PACIENTES COM DOENÇA CARDIOVASCULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e321142, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i2.1142. Disponível em:


Como o ômega-3 atua no combate aos tumores malignos? • Summit Saúde Estadão https://summitsaude.estadao.com.br/tecnologia/como-o-omega-3-atua-no-combate-aos-tumores-malignos/



451 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page