Hoje em dia, é bem comum encontrar pessoas que compartilham da impressão de que os dias estão passando rapidamente. No entanto, em meio à correria diária, é essencial dedicar um tempo para o lazer e para si, pois isso reflete diretamente em viver bem e ter mais qualidade de vida.
Para ajudar você nessa missão de criar “tempo de qualidade”, listamos cinco dicas realistas e possíveis de se colocar em prática. Pronto para conhecê-las? Vamos lá!
1. Organize o seu dia
Com uma série de compromissos que envolvem trabalho, casa e família, é preciso estar com tudo organizado para conseguir dar conta do recado, aumentar a produtividade e evitar o acúmulo de tarefas. Para isso:
ainda no domingo, faça uma lista de tudo que precisará ser feito ao longo da semana;
além das tarefas ligadas à rotina profissional, inclua questões como compras no supermercado, limpeza da casa, reunião na escola das crianças e atividades físicas;
distribua as tarefas ao longo dos dias da semana, de forma que você consiga colocá-las em prática;
no decorrer da semana, concentre-se em suas atividades, evitando perdas desnecessárias de tempo, entre elas acesso excessivo às redes sociais e e-mail;
conforme as tarefas forem sendo concluídas, sinalize na listagem.
2. Tire férias
Não há como negar, quando se está desgastado fisicamente ou psicologicamente, a cabeça não funciona bem, por isso é tão importante tirar férias uma vez ao ano. O período de descanso reúne energia suficiente para voltar ao trabalho e à rotina com mais vitalidade e mente renovada. Programe-se para fazer coisas como:
desligar-se completamente do trabalho;
viajar e conhecer novos lugares;
ficar alguns dias desfrutando de total sossego em casa;
assistir a filmes e séries.
3. Encontre uma atividade prazerosa
As atividades prazerosas, conhecidas também como hobbies, são uma das melhores maneiras de distanciar-se, por alguns momentos, dos estresses da vida cotidiana. Elas ajudam a relaxar, enxergando prazer em atividades que não estão associadas ao trabalho, tarefas e outras responsabilidades. Se você ainda não descobriu um hobby, pode tentar algo como:
praticar uma atividade ligada à arte;
desenvolver habilidades culinárias;
aprender um idioma que considere curioso;
matricular-se em uma aula de música;
fazer voluntariado.
4. Desenvolva emoções positivas
As emoções positivas impactam diretamente na motivação que temos para atuar diariamente. Por isso:
identifique uma emoção positiva que você queira aumentar, como a alegria;
pense em situações ou atividades que você experimentou que o deixaram alegre;
concentre-se em coisas pequenas e simples, como uma música que faz você se sentir alegre;
pondere quais dessas situações e atividades são realistas o suficiente para fazer periodicamente;
adicione cada uma dessas situações à sua lista de compromissos da semana.
5. Cuide da sua saúde
Viver bem tem total relação com alimentação e exercícios físicos. Afinal, a saúde precisa estar em dia para conseguir colocar em prática grande parte das recomendações citadas anteriormente. De forma contínua, procure:
deixar o sedentarismo de lado;
praticar atividade aeróbica moderada (300 minutos por semana) ou atividade aeróbica intensa (150 minutos por semana), de acordo com orientações da OMS;
ter uma alimentação balanceada, ingerindo 400 gramas de frutas e hortaliças diariamente, conforme orientações também da OMS;
consultar seu médico periodicamente.
Agora que você já está por dentro das cinco dicas que são essenciais para você viver bem, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais, para inspirar também seus familiares e amigos a ter mais qualidade de vida.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Comentários