Nos últimos tempos, a vitamina D tem estado entre os tópicos de saúde mais discutidos no Brasil. Isso porque a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que os brasileiros têm falta de vitamina D, um nutriente indispensável para o organismo.
Quer conhecer para que serve vitamina D e quais são os impactos de sua deficiência no organismo? Então, acompanhe o post!
Benefícios da vitamina D
Embora, geralmente, esse nutriente esteja associado à saúde dos ossos, seus impactos vão muito além, interferindo, inclusive, na redução do aparecimento de complicações cardíacas.
Confira os principais benefícios:
Previne doenças cardíacas
A vitamina D desempenha um importante papel na fisiologia do sistema cardiovascular.
Sua deficiência está associada ao aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, pois impacta na regulação da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
As pessoas que não possuem níveis adequados desse nutriente são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes mellitus e aterosclerose.
Fortalece os ossos
O cálcio é peça-chave quando se trata de saúde óssea e aumento da densidade mineral óssea.
Contudo, a vitamina D é tão importante quanto o cálcio, pois é uma forte estimuladora da deposição do mineral nos ossos, tornando-os mais fortes e saudáveis.
Melhora a imunidade
A vitamina D contribui para a replicação celular saudável e ajuda a frear o desenvolvimento de condições autoimunes, como distúrbios digestivos, esclerose múltipla, síndrome do intestino irritável e artrite reumatoide.
Causas da deficiência de vitamina D
Diversas circunstâncias estão associadas à falta de vitamina D. Entre as principais, estão:
Alimentação insuficiente
Pessoas que seguem uma dieta vegana, por exemplo, estão mais propensas a não ingerir a quantidade adequada de vitamina D ao longo do dia.
Isso porque a maioria das fontes naturais do nutriente são baseadas em alimentos de origem animal, como carne e óleo de peixe, gema de ovo, produtos lácteos e fígado bovino.
Exposição solar limitada
O corpo produz vitamina D quando a pele está exposta à luz solar.
Inclusive, ela é conhecida como a vitamina do sol.
Entre as situações que podem levar à deficiência de vitamina D estão:
- passar o dia em lugares fechados, - viver em regiões pouco ensolaradas, - usar roupas compridas com frequência.
Recomenda-se 20 minutos diários, sem protetor solar, antes das 10 horas ou depois das 15 horas.
Ter a pele naturalmente negra
O pigmento melanina reduz a capacidade da pele produzir vitamina D enquanto está exposta ao sol.
Pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgaram um trabalho sobre a variação sazonal, o qual mostrou que pessoas negras apresentaram valores mais baixos de vitamina D do que brancos.
No artigo, os especialistas defendem a suplementação do nutriente para atender à necessidade.
Todas essas informações deixam evidente que esse nutriente é indispensável para a saúde e precisa ser ingerido diariamente em níveis suficientes.,
Agora que você já sabe da importância e para que serve vitamina D, entre em contato com nossas Nutricionistas e conheça os suplementos que contribuem para garantir melhor qualidade de vida.
Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.
Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial
Comments