top of page

BLOG VITGOLD

  • Foto do escritorVitgold

Descubra a importância dos suplementos alimentares.


Manter uma alimentação balanceada com a correria do dia a dia não é nada fácil. Com o passar dos anos, os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram. Se antes a nossa alimentação era repleta de produtos naturais, hoje consumimos alimentos industrializados e pobres em nutrientes. Por isso, os suplementos alimentares são essenciais para manter a saúde em dia.


Muito populares entre os praticantes de atividades físicas, os benefícios dos suplementos vão muito além do mundo fitness. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir todas as vantagens desses maravilhosos produtos? Continue a leitura!


O que são suplementos alimentares?

São substâncias — normalmente vitaminas, minerais e aminoácidos — utilizadas para suprir carências nutricionais ou aumentar a ingestão diária de determinado nutriente.


Além disso, os suplementos podem servir como forma de prevenção de doenças, especialmente entre pessoas que se encontram na terceira idade ou que possuem restrições alimentares. São também utilizados por quem já possui determinadas enfermidades.


Entre as categorias mais comuns, podemos citar:


Quem pode utilizá-los?

Os suplementos podem (e devem) ser utilizados por todos aqueles que se preocupam com a saúde e buscam melhorar a qualidade de vida. Como já mencionamos, existem diversas categorias que suprem necessidades diferentes.


No caso dos atletas, eles são usados para aumentar o rendimento e potencializar os resultados dos treinos. Já as pessoas com restrições alimentares — seja pela rotina corrida ou por terem doenças que inviabilizam a absorção correta de nutrientes — podem precisar de suplementação de substâncias como a vitamina B12.


No entanto, pessoas saudáveis de qualquer faixa etária, incluindo crianças e idosos, também se beneficiam do uso dos suplementos alimentares. O uso de complementos que contêm cálcio ou vitamina D pode, por exemplo, prevenir ou retardar o surgimento de problemas ósseos como a osteoporose.


Quais são os seus principais benefícios?

A seguir, mostraremos as vantagens do uso regular de suplementos alimentares. Confira!



Complementar a alimentação

No início deste artigo, mencionamos as mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira.


Sem dúvida, a correria e o dia a dia caótico dos grandes centros é um grande contribuinte para uma alimentação cada vez menos rica.


Por isso, o uso de polivitamínicos pode auxiliar na complementação de nutrientes que não são normalmente ingeridos. No entanto, fique atento: eles não substituem uma alimentação balanceada! O objetivo dos suplementos é dar uma mãozinha extra e garantir que as quantidades diárias de nutrientes sejam consumidas adequadamente.


Suprir a insuficiência de vitaminas e minerais

Infelizmente, nem sempre uma alimentação correta é capaz de suprir todas as necessidades diárias de vitaminas e minerais. Algumas enfermidades, como as doenças celíaca e de Crohn, podem dificultar a absorção de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.


Outros casos em que os nutrientes são insuficientes são alimentações restritivas, como nos casos de alergias alimentares ou de restrições arbitrárias, como o vegetarianismo, veganismo ou as por razões religiosas. Em situações assim, a suplementação de vitamina B12, cálcio ou vitamina D podem ser recomendadas.


Melhora geral da saúde

O organismo humano funciona como um carro, e os nutrientes agem como o combustível necessário para que ele ande. O nosso metabolismo requer uma quantidade diária de ingestão dos nutrientes e, quando tudo está em equilíbrio, o estado geral da saúde sofre melhoras consideráveis.


Aqueles que seguem as recomendações apresentam mais energia, mais disposição e um menor surgimento de doenças, pois há o fortalecimento da imunidade.



Mais energia e avanços esportivos

Muitas vezes, a suplementação demonstra ser a melhor amiga dos praticantes de exercícios físicos.


Apesar de seguirem dietas regradas, os atletas precisam de um algo a mais.


Além de conferirem energia, os suplementos auxiliam no consumo calórico, favorecendo o ganho ou a perda de peso, e têm papel fundamental na construção muscular, com a complementação de proteínas.


O uso de suplementos alimentares traz diversos benefícios para pessoas de diferentes faixas etárias e com objetivos diversos. Consulte um especialista de confiança e converse sobre as melhores opções para o seu caso. A sua saúde

agradecerá!


Para receber mais notícias sobre saúde e alimentação, assine a nossa newsletter e receba todo o conteúdo diretamente em seu e-mail!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

250 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page