Menstruação irregular: conheça as causas e saiba como resolver!

  • Home
  • Bem-estar
  • Menstruação irregular: conheça as causas e saiba como resolver!

Saiba como resolver a menstruação irregular.

A menstruação irregular pode ser considerada uma temática imprecisa, pois existem vários motivos para que ela não ocorra nos períodos regulares. Mas, justamente para esclarecer esse assunto, é preciso saber quando o ciclo é considerado anormal, quais as causas e, principalmente, como evitar.

Nesse sentido, fizemos este post para você entender tudo sobre a menstruação irregular e ainda receber dicas para diminuir as chances de ter esse distúrbio. Confira!

O que é menstruação irregular?

A menstruação é caracterizada por marcar o início da fase adulta da mulher e ocorre entre 24 e 35 dias, tendo cada ciclo a duração de 3 a 5 dias com variações.

A descamação do endométrio — camada de células do interior do útero — acontece quando não ocorre a fecundação. Por isso ocorrem as cólicas e os sangramentos, que são em média de 80 ml por ciclo. Vale lembrar que é comum ocorrerem algumas falhas, consideradas normais mesmo sem a fecundação, de até 90 dias sem menstruar.

A menstruação irregular é a alteração desse ciclo normal. Nesses casos, é possível ocorrer períodos com vários sangramentos, com risco de desenvolver anemias, ou também ciclos sem nenhum fluxo, aumentando os níveis de ansiedade.

Quais são as causas?

A menstruação pode se tornar irregular por diversos motivos desde os distúrbios hormonais até outros problemas de saúde. O mais importante é identificar e tomar as medidas necessárias o quanto antes. Veja a seguir algumas das principais causas:

Anticoncepcional

Os anticoncepcionais são usados frequentemente para impedir a ovulação e regular os ciclos menstruais. Porém, se houver erros na sua indicação e administração, o contraceptivo pode interferir diretamente no ciclo menstrual. Além disso, errar os dias com frequência pode mudar toda sua rotina hormonal.

Alterações hormonais

Os hormônios tireoidianos T3 e T4 são responsáveis por manter o metabolismo e o bom desempenho de todos os órgãos. Eles também podem influenciar no funcionamento dos ovários e, em caso de alterações, como hipertireoidismo e hipotireoidismo, causam uma grande interferência nos fluxos sanguíneos.

Se identificado hipertireoidismo, você pode ter uma redução considerável do sangramento. Já no hipotireoidismo o fluxo pode aumentar. Além disso, outras doenças podem provocar alterações nos hormônios, como a síndrome dos ovários policísticos e hiperprolactinemia.

Com ajuda de um ginecologista, você pode identificar precocemente essas alterações por meio de exames de sangue e evitar desequilíbrios nos ciclos menstruais.

Maus hábitos

Alguns hábitos de vida podem prejudicar os ciclos menstruais. Vejamos alguns exemplos:

  • alimentação desequilibrada: interfere na produção de hormônios ovarianos;
  • atividade física intensa: estimula a produção de endorfina, que interfere no ritmo da menstruação;
  • estresse emocional: gera a produção de adrenalina e cortisol, que também modificam o ciclo menstrual;
  • consumo exagerado de bebidas alcoólicas, cigarro ou drogas: afeta o metabolismo hormonal e, consequentemente, o período menstrual.

Como evitar?

A principal medida para diminuir os riscos de irregularidades na menstruação é adotar um estilo de vida voltado para o seu bem-estar. Isso é possível por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e afastamento do consumo de álcool e outras drogas. Além disso, é importante seguir corretamente os dias e horários em caso de uso de anticoncepcionais.

Dessa forma, percebemos que a menstruação irregular se caracteriza por ciclos desiguais que geram dificuldades para identificação de períodos férteis e possíveis distúrbios hormonais. Portanto, se perceber algum sinal de alteração, procure um ginecologista e explique a situação.

Se você gostou deste post sobre menstruação irregular, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Instagram!

Reformulamos nosso site para você ter uma navegação mais rápida e fácil.
Dá uma olhadinha lá. www.vitgold.com.br

Tags:
Deixe um comentário

Share This