Menopausa: como amenizar os sintomas e diminuir o desconforto?

  • Home
  • Bem-estar
  • Menopausa: como amenizar os sintomas e diminuir o desconforto?

A menopausa é a última menstruação da mulher, significando o fim do ciclo reprodutivo, ou seja, quando ela deixa de poder engravidar.

Todas as mulheres vão passar por ela, sendo que, em algumas, os sintomas podem ser muito desconfortáveis, precisando de tratamento para amenizar os incômodos e trazer mais qualidade de vida.

Neste post, vamos falar mais sobre o assunto e o que pode ser feito para passar por essa fase sem sofrimento. Quer saber como? Confira!

O que é a menopausa?

A mulher nasce com cerca de um milhão de óvulos, mas muitos não chegam a se desenvolver. Ao longo da vida, os ovários são esvaziados e, quando chega a menopausa, restam por volta de 100 deles.

Ela ocorre entre os 45 e 55 anos e só pode ser confirmada após 12 meses da última menstruação.

A menopausa precoce é quando acontece antes dos 45 anos, devido a algum fator que encerre as atividades dos ovários antes do tempo, podendo ser causada pela genética, exposição a toxinas ou doenças.

Quais são os estágios da menopausa?

Os estágios podem ser divididos em:

  • pré-menopausa: quando os níveis hormonais começam a cair e os sintomas a aparecer;
  • perimenopausa: fase que antecede a menopausa, os ciclos e fluxos menstruais ficam irregulares e os sintomas intensos;
  • pós-menopausa: faz parte do climatério e é o período após a confirmação da menopausa.

O que é climatério?

É quando se iniciam as mudanças no organismo, trazendo os sintomas, reduzindo a fertilidade e pode acontecer 10 anos antes de diagnosticada a menopausa e durar meses, ou acontecer até anos depois.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa são característicos e podem ser muito incômodos. A intensidade deles varia de mulher para mulher. Listamos os principais a seguir:

  • alteração e ausência da menstruação;
  • menor lubrificação vaginal;
  • ondas de calor;
  • suores noturnos;
  • insônia;
  • queda da libido;
  • diminuição da memória;
  • perda de massa óssea;
  • aumento do risco cardiovascular;
  • oscilações no peso;
  • depressão.

Como é o tratamento da menopausa?

A menopausa é inevitável, afinal, é uma fase biológica da vida da mulher. Contudo, podemos amenizar os sintomas com alguns métodos simples.

Alimentação

Ter uma dieta saudável é essencial para a saúde do nosso corpo em qualquer etapa da vida. Contudo, o consumo de certos alimentos na menopausa pode amenizar os efeitos dela. Conheça alguns deles adiante.

Fontes de cálcio

Com as alterações hormonais, há perda de massa óssea, portanto, ingerir fontes de cálcio é importante para evitar a osteoporose. Neste grupo de alimentos, podemos incluir leite, tofu, sardinha, brócolis, aveia e chia.

Peixes

Os peixes de água fria, como salmão e sardinha, possuem ômega 3, que é um ácido graxo que previne doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo

O cacau possui o triptofano, uma substância essencial na produção de serotonina que é responsável pelas sensações de relaxamento e bem-estar.

Suplemento alimentar

Muitas vezes, somente com a alimentação não é possível alcançar as necessidades nutricionais diárias do nosso organismo; por isso, os suplementos alimentares podem ser grandes aliados.

Os suplementos alimentares são compostos de nutrientes e podem auxiliar na menopausa — como o cálcio, ômega 3 e vitaminas. Para isso, é fundamental que se consulte um nutricionista ou médico para indicar qual é o mais adequado.

Exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para o organismo. Na menopausa, em especial, previne as doenças cardiovasculares e a perda de massa óssea, evita o aumento do peso corporal e libera hormônios que dão prazer, relaxamento e bem-estar, diminuindo a irritação.

Reposição hormonal

Uma das características do climatério inclui as baixas na produção de hormônios femininos, dando início aos sintomas. Com a reposição hormonal, é possível diminuir os efeitos dessa época e trazer mais qualidade de vida. No entanto, isso só deve ser feito com acompanhamento médico.

Como vimos, a menopausa é um estágio da vida da mulher que pode ser muito incômodo. No entanto, tomando alguns cuidados, é possível amenizar os sintomas e desconfortos.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

Share This