O que é ghee? Entenda quais são os benefícios dessa manteiga!

As pessoas têm cada vez mais interesse em ter uma alimentação saudável. Buscam alternativas saudáveis para fazerem melhores escolhas na hora de comer. E se você é uma dessas pessoas, provavelmente já ouviu falar na manteiga ghee.

Mesmo sabendo que a manteiga ghee faz bem para a saúde, perguntas como o que é ghee, como é feita e por que usar são importantes de se fazer.

O que é ghee?

Para quem pensa que a manteiga ghee é algo novo, está enganado! O ghee é usado há séculos na culinária da Índia, conhecida por seus benefícios à saúde. No Brasil obtemos a manteiga ghee da mesma maneira que a manteiga de garrafa, ou óleo de manteiga.

A manteiga ghee é uma forma estável de manteiga clarificada. É feita a partir do leite de vaca ou de búfala, que passa por um processo de retirada de resíduos sólidos e impurezas, como proteínas e lactose. O que sobra do processo é um óleo purificado de cor dourada e levemente transparente.

Como é feita?

Saiba que você até pode comprar a manteiga ghee, mas tem a opção de fazer de forma artesanal utilizando manteiga sem sal:

  • coloque a manteiga em banho-maria em fogo médio até ferver;
  • com ajuda de uma colher ou escumadeira retire a espuma, tomando cuidado para não mexer na parte líquida;
  • para garantir que não tenha resíduos, passe o óleo por uma peneira forrada com um pano bem fino (pode ser uma fralda de pano);
  • coloque num frasco de vidro esterilizado.

Todo o processo dura cerca de 30 a 40 minutos. E a manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente.

Quais são os benefícios?

Durabilidade: por ser um óleo puro, não precisa ser refrigerado.

Primeiro de tudo, faz bem ao sistema digestivo: é fonte natural de ácido butírico (não existente em outros óleos), que favorece a saúde, fortalece e protege as células do intestino. Muitos estudos têm confirmado a eficácia da ingestão do ácido butírico para tratamento de inflamações no intestino, colite e síndrome do cólon irritável. Além disso, favorece, ainda, a saúde dos enterócitos, que absorvem nutrientes relacionados diretamente com o sistema imunológico.

Antioxidante e rica em vitaminas: é rica em ácido linolênico, um ácido graxo conhecido por proteger contra agentes carcinogênicos, placas arteriais e diabetes. Também é rico em vitamina A e contém quantidades menores de vitaminas D, E e K.

É mais saudável que óleos refinados: os óleos refinados são instáveis, sensíveis e a temperaturas superiores a 80 °C liberam radicais livres que se tornam nocivos à saúde do corpo. Já a manteiga ghee tem grande estabilidade oxidativa, podendo ser aquecida até 250 °C sem queimar ou oxidar. Isso faz do ghee ideal para assar, fritar ou refogar.

Ajuda os intolerantes à lactose: no processo de obtenção da manteiga ghee, a lactose e a proteína do leite são praticamente eliminadas. Porém, para quem tem intolerância à lactose, a manteiga ghee pode ser uma opção na dieta, acima de tudo, se você tem alergia ou intolerância muito forte, pergunte ao seu médico antes de consumir livremente.

Saborosa: a preparação da manteiga ghee acaba intensificando o seu sabor, não precisando utilizar grandes quantidades.

Consequentemente, a manteiga ghee pode ser usada de várias maneiras. Você pode usar no lugar de óleos refinados, na preparação de pipoca, para grelhar carnes, refogar legumes e verduras, espalhar na torrada e onde preferir.

Agora que você já sabe o que é ghee, como pode fazer e os benefícios que têm fica fácil fazer melhores escolhas para  uma vida saudável.

Reformulamos nosso site para você ter uma navegação mais rápida e fácil.
Dá uma olhadinha lá. www.vitgold.com.br

Tags:
Deixe um comentário

Share This