Dieta personalizada: sua digital é única, sua dieta também!

Fazer uma dieta personalizada dá mais resultado do que pegar emprestada a dieta dos outros. Agora confesse, você já fez isso?

Todos nós somos únicos, a nossa impressão digital é uma prova vital da nossa autenticidade, é única em cada indivíduo, sendo distinta até entre gêmeos univitelinos. As papilas, elevações nas polpas dos dedos, são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.

Metabolismo interfere

No que se refere ao metabolismo também existem diferenças que compõem a individualidade bioquímica dos indivíduos e essas particularidades são importantes na resposta ao tipo de alimentação que escolhem ao longo da vida.

As vitaminas são importantes

Não há dúvidas de que existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças.

Dentro desse contexto, as vitaminas são importantes na regulação das funções do nosso organismo, ou seja, são indispensáveis para o seu bom funcionamento, contribuindo para o fortalecimento do nosso corpo e evitando gripes frequentes e outras doenças.

Por isso, são essenciais para ajudar as proteínas a construir e/ou manter os tecidos e os processos metabólicos.

As carências do organismo

Na verdade, quando a alimentação está desequilibrada, facilmente apresentam-se carências de micronutrientes (tanto de vitaminas quanto de minerais). Isto pode acontecer porque o organismo humano não possui a capacidade de fazer grandes reservas de micronutrientes.

O excesso é tóxico e grande parte é eliminada pelas fezes ou urina. Assim, se passamos por longos períodos de alimentação incorreta certamente vamos apresentar carências de vitaminas e minerais.

A fome oculta

Essa carência é caracterizada numa síndrome chamada de “fome oculta”. Trata-se de uma ausência nutricional decorrente, em geral, da má absorção ou falta de micronutrientes para o pleno funcionamento do organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que uma em cada quatro pessoas no mundo tem fome oculta.

Assim é importante ressaltar que cada pessoa responde de forma diferente a determinados alimentos, pois cada organismo é único.  Portanto nossas escolhas alimentares não devem se basear em dietas da moda ou no que a mídia ou redes sociais impõem como saudável ou não saudável, pois a alimentação diária deve respeitar nossas características e necessidades individuais.

Qual a prioridade

Deve-se garantir, por meio da alimentação, quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), micronutrientes (vitaminas e minerais) e compostos bioativos necessários para cada indivíduo e que, em conjunto, serão essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), daí a necessidade de compreender que o plano alimentar difere de uma pessoa para outra.

O que fazer

Uma alimentação balanceada e equilibrada é essencial para promover saúde e qualidade de vida, e o nutricionista é o profissional capacitado para fazer um acompanhamento dietético personalizado, considerando as necessidades individuais, todos os efeitos que a alimentação pode trazer, bem como o aspecto social, cultural, estilo de vida e histórico familiar.

Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook e no Instagram!

Reformulamos nossa loja para você ter uma navegação mais rápida e fácil.
Dá uma olhadinha lá. https://loja.vitgold.com.br/

Share: