Descubra agora o que é gastronomia funcional

A alimentação equilibrada e saudável é o primeiro passo para quem busca mais qualidade de vida e longevidade. Por isso, o número de pessoas adeptas à gastronomia funcional cresce cada vez mais. Você sabe o que é isso?

A gastronomia funcional é a junção da arte de cozinhar com os alimentos funcionais  além de nutrir, estes fazem bem ao organismo. Assim, as pessoas que procuram cuidar da saúde e do próprio bem-estar devem inserir essa especialidade da gastronomia no seu dia a dia.

Quer saber mais sobre esse assunto tão falado ultimamente? Confira o post e boa leitura!

Afinal, o que é a gastronomia funcional?

A gastronomia funcional é uma forma de cozinhar que estuda a melhor maneira de cocção e a combinação de alimentos, preservando os seus nutrientes e aumentando a capacidade da alimentação de prevenir e tratar doenças.

Qual é a relação entre a gastronomia funcional e os alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais contêm substâncias que trazem mais benefícios à saúde, além da nutrição convencional. Podemos citar como exemplo o tomate.

Ele tem carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, mas também tem o licopeno — um pigmento vermelho que é um poderoso antioxidante e atua na prevenção do câncer de próstata. Assim, a gastronomia funcional utiliza dos alimentos funcionais para enriquecer as receitas e torná-las mais nutritivas e benéficas ao organismo.

Quais são os seus benefícios?

Podemos dizer que a gastronomia funcional é uma tendência para otimizar o poder dos alimentos em deixar o nosso corpo mais saudável e prevenir enfermidades. Entre seus benefícios estão:

Prevenir doenças

Alimentos como peixes de águas frias e profundas são ricos em ômega-3, um ácido graxo essencial capaz de diminuir inflamações no organismo e, assim, melhorar o sistema cardiovascular  evitando doenças do coração.

Auxiliar no controle da diabetes e do colesterol

As fibras solúveis, principalmente a beta glucana  presente em grande quantidade na aveia , ajudam no controle da glicose sanguínea e do colesterol, já que forma uma espécie de gel no intestino, diminuindo a absorção dessas substâncias pelo organismo.

Combater o envelhecimento das células

Os carotenoides são elementos antioxidantes que combatem os radicais livres. Eles são substâncias que, em grande quantidade, oxidam as células e as levam à morte precoce.

Como aplicar a gastronomia funcional no dia a dia?

Engana-se quem supõe que a gastronomia funcional é complicada. Podemos praticá-la na rotina alimentar de forma simples, veja:

Método de cozimento

Escolha métodos de cocção que preservam os nutrientes dos alimentos  como cozinhar os vegetais no vapor e grelhar as carnes em azeite.

Compra dos vegetais

Procure comprar as verduras, legumes e frutas da estação, pois, quando maduros, eles contêm mais nutrientes.

Conservação dos alimentos

Mantenha os vegetais em geladeira para evitar oxidação e tome cuidado com a conservação de carnes, ovos, leite e derivados.

Combinação de nutrientes

Enriquecer as suas receitas combinando os nutrientes dos alimentos funcionais é um jeito eficiente de incluir os benefícios da gastronomia funcional no dia a dia.

Vale lembrar que nem sempre é possível consumir todas as vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o organismo somente com a alimentação funcional. Para isso, o uso de suplementos alimentares pode ser uma opção viável, desde que seja prescrito por um médico ou nutricionista.

A gastronomia funcional veio para trazer mais saúde e qualidade de vida. Assim, procure introduzi-la em sua dieta para usufruir dos seus benefícios.

Nosso post foi útil para você? Que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as nossas novidades?

Deixe um comentário

Share This