Corpo são, mente sã: você merece ser feliz!

Muitos vivem em busca de qualidade de vida e, claro, manter uma vida saudável é um desafio para a grande maioria das pessoas. Isso porque nossa saúde não envolve apenas o aspecto físico, também é preciso manter o equilíbrio emocional e mental. Balancear esses dois elementos, diariamente, é o desafio diante de uma rotina atribulada e corrida.

É fundamental saber escolher e priorizar algumas coisas, afinal, a felicidade é aquilo que nos dá prazer, facilita a sermos perseverantes e disciplinados para não desistir no meio do caminho.

Por isso, é importante ter atenção com a saúde, a alimentação, o corpo, o sono, a família, a vida pessoal e profissional. Seguem algumas prioridades para ter mente e corpo saudáveis:


ALIMENTAÇÃO

A escolha do que comemos, reflete diretamente em nosso corpo e em nossa mente. Uma dieta saudável inclui grãos, frutas, peixes, proteínas e fibras. A quantidade de alimento ingerido também é importante, nada de ficar “empanturrado”, se sentir saciado não quer dizer que você se alimentou corretamente.

Vale lembrar que a saúde começa pela boca. Se for necessário o uso de alguma suplementação, recorra a um profissional capacitado.

EXERCÍCIOS

Se manter ativo faz bem para o corpo e a mente. Mesmo que o tempo seja curto, procurar maneiras práticas de exercitar-se, vai ajudar a melhorar o desempenho e a disposição no dia a dia.

Uma caminhada na calçadinha, beira mar, no parque ou em qualquer lugar de ar puro é bastante inspirador. É importante que antes de qualquer atividade física, procure orientação profissional e avaliação médica.

BOM SONO

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir, ou as noites de sono não são tranquilas o suficiente para descansar. Noites assim, aceleram nosso processo de envelhecimento e acarreta muitas vezes em problemas de saúde.

Dormir bem é sagrado, relaxar o corpo e a mente permite que o próximo dia seja produtivo. Caso sofra de problemas como insônia, procure ajuda de um médico.

DE BEM COM A VIDA

Viajar, ter momentos de lazer, estar perto de pessoas que te façam bem, dançar, rir, podem ser atividades muito importantes para o equilíbrio emocional. Há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

A pesquisadora Loretta Breuning, explica que “quando o seu cérebro emite uma dessas químicas, você se sente bem”.

SER POSITIVO

Por mais que a vida apresenta problemas, é importante manter a cabeça sempre otimista e tentar não desanimar. Estudos mostram que pensamentos positivos ajudam a manter nossa lucidez e aumentam a nossa criatividade.

O psicólogo Martin Seligman, um dos pioneiros da Psicologia Positiva (PsP) apresenta em sua nova publicação aspectos teóricos e práticos para desenvolver o otimismo, a motivação e as características da resiliência que são necessárias para que as pessoas desenvolvam o bem-estar psicológico.

TRABALHO SAUDÁVEL

Passamos boa parte do nosso tempo no trabalho. Por isso, é importante que o ambiente seja tranquilo e minimamente prazeroso. Claro, nem sempre isso é possível e nem sempre escolhemos os colegas com quem vamos nos relacionar.

É preciso aprender a respeitar e conviver com diversos tipos de temperamentos. Lembre-se, você tem planos e objetivos e não pode deixar que coisas pequenas tirem você do foco.

Mens sana in corpore sano, uma mente sã em um corpo são. Seja feliz!

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