Conheça 9 alimentos que melhoram a visão e enxergue melhor!

Os alimentos que melhoram a visão fazem parte do grupo de alimentos funcionais, ou seja, aqueles que trazem mais benefícios à saúde. Além da função de nutrir, eles ajudam na prevenção de doenças e no bom funcionamento dos órgãos.

Uma dieta saudável e equilibrada é rica em vitaminas e minerais capazes de atuar na manutenção da saúde ocular. A carência dessas substâncias pode trazer diversos prejuízos, como a cegueira noturna, a fotofobia, a secura nos olhos, a acomodação visual, entre outros distúrbios.

A vitamina A é famosa por sua contribuição na melhora da visão, mas o que muita gente não sabe é que outras vitaminas também são igualmente importantes para os olhos. A vitamina C, por exemplo, previne a catarata. Neste post, falaremos quais são os alimentos mais indicados para a melhora da visão e para evitar os problemas relacionados a ela. Acompanhe!

1. Cenoura

A cenoura é o alimento mais popular no que se refere à melhoria da visão, principalmente por auxiliar na prevenção da cegueira noturna, condição que dificulta ou impossibilita enxergar em ambientes com menos claridade.

Isso porque ela contém grande quantidade de vitamina A e betacarotenos, que são responsáveis por proteger a córnea (parte do olho que transmite e concentra a luz que entra nele), além de possuírem propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células.

2. Peixes

Peixes de águas profundas e geladas — salmão, sardinha, truta e atum, por exemplo —, contam com nutrientes como o ômega-3 e ômega-6. Eles são poderosos anti-inflamatórios e combatem os radicais livres.

Por isso, são excelentes no combate da síndrome do olho seco: doença em que o organismo tem dificuldade de produzir lágrimas suficientes ou de composição efetiva, causando dor e irritação nos olhos. Essa enfermidade leva o portador à necessidade de usar colírio de lágrimas artificiais.

3. Ovos

Eles são boas fontes de zinco, um mineral importante para prevenção da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Nessa doença, a mácula do olho é afetada, dificultando a visão central, responsável por notar detalhes e possibilitar a leitura. A DMRI é a maior causa de cegueira nas pessoas com mais de 60 anos.

Os ovos também contêm luteína e zeaxantina, pigmentos essenciais para a preservação da mácula e de outras partes dos olhos como a retina.

4. Frutas vermelhas e amarelas

Frutas vermelhas, como os morangos, amoras e framboesas, e amarelas, como laranjas, pitangas e acerolas, são ricas em vitamina C.

O nutriente é um ótimo antioxidante e ajuda na preservação das boas condições das células de todo corpo, inclusive as dos olhos. Sendo assim, desempenha papel fundamental na prevenção de doenças oculares como o glaucoma (enfermidade que atinge o nervo óptico e envolve a perda das células da retina).

5. Abacate

Essa fruta tão saborosa e versátil contém vários nutrientes importantes para os olhos que já foram citados acima, na explanação sobre outros alimentos, como as vitaminas A e C, zinco e ômega-9.

Além do mais, o abacate também possui luteína, fazendo com que ele seja um alimento cheio de benefícios para a saúde ocular.

6. Vegetais verdes

Os vegetais de coloração verde, principalmente os mais escuros como couve, espinafre e brócolis, contam com boas quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes, sendo grande parte de carotenoides. Dessa maneira, os vegetais verdes são essenciais para prevenir doenças oculares e proteger a visão.

7. Cebola e alho

Tais temperos, muito utilizados no dia a dia, trazem inúmeros benefícios para a saúde de modo geral. A cebola e o olho têm cálcio, zinco, vitaminas B e C, que ajudam o sistema imunológico e combatem a hipertensão.

A pressão arterial elevada é a grande causadora de glaucoma, já que a pressão intraocular é um dos fatores de risco dessa doença. Então, ajudando no controle da hipertensão, a cebola e o alho também evitam o desenvolvimento de glaucoma.

8. Azeite de oliva extravirgem

Além de todos os benefícios para a saúde já muito conhecidos que os azeites oferecem, principalmente os relacionados ao sistema cardiovascular, eles ainda são aliados na prevenção da secura dos olhos e da degeneração macular relacionada à idade. Isso porque eles são ricos em ômega-9 e antioxidantes.

9. Óleo de linhaça

É um óleo extremamente rico em ácidos graxos como os ômega-3 e ômega-6, além de conter antioxidantes, fator ideal para a prevenção da síndrome do olho seco e de outras doenças que afetam a visão.

O óleo de linhaça pode ser encontrado em cápsulas, devendo ser consumido de 1 a 2 por dia. É possível ainda encontrá-lo em frascos e a dose ideal é de 1 a 2 colheres diárias. A quantidade e o volume das porções podem variar de acordo com a prescrição do médico ou do nutricionista.

Uma dieta saudável, variada e com alta qualidade nutricional é capaz de fornecer vitaminas, minerais e ácidos graxos importantes para a prevenção e melhora de doenças relacionadas à visão.

No entanto, com a vida corrida e com tantas tarefas no cotidiano, nem sempre é possível manter uma alimentação regrada, o que pode levar à carência de nutrientes e, assim, prejudicar o organismo.

Para isso, é interessante estudar, junto ao médico ou ao nutricionista, a possibilidade de se incluir suplementos alimentares na dieta a fim de complementar as necessidades nutricionais que o seu corpo precisa para ter mais saúde e disposição.

Os suplementos alimentares são produtos compostos por nutrientes tais como vitaminas, minerais, ácidos graxos, entre outros, que têm a função de suprir carências e garantir o aporte nutricional.

Como vimos, existem diversos alimentos que melhoram a visão, protegendo e prevenindo os olhos das doenças que os afetam. Dessa forma, é indispensável incluí-los na dieta de maneira regular e consistente.

É importante lembrar, ainda, que nenhum alimento sozinho é capaz de curar doenças oculares. Portanto, se você já possui alguma enfermidade nos olhos, não deve abandonar o tratamento sem consentimento de seu médico oftalmologista.

Gostou do post? Que tal receber nossas novidades e informações em sua caixa de e-mail? Assine nossa newsletter e saiba de tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

Share This