Conheça 6 alimentos que ajudam a ganhar massa muscular

Quando falamos em ganhar massa muscular, logo nos vem ao pensamento um corpo bem torneado, com músculos definidos e até volumosos. No entanto, é importante destacar que a função dos músculos vai além de possibilitar o movimento e dar uma aparência bonita: eles protegem os órgãos, aumentam o gasto calórico, fazem parte da circulação sanguínea e do aquecimento do corpo.

Mas afinal, você sabe como ganhar massa muscular? Para isso, além dos exercícios físicos, a alimentação é fundamental. A dieta deve ser equilibrada e fornecer todos os nutrientes necessários para a reparação e desenvolvimento dos músculos, sendo que alguns alimentos são mais recomendados para essa finalidade.

Quer saber quais são os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular? Então continue lendo, pois listamos os seis melhores para você. Confira!

1. Frango

O frango contém proteínas de alto valor biológico com aminoácidos essenciais para a recuperação muscular. Além disso, o peito de frango sem pele é absorvido de forma mais rápida pelo corpo que outras carnes com maior teor de gordura.

Além disso, ele é prático de preparar e versátil, sendo destaque em diversos pratos saborosos e nutritivos. Combina com diversos acompanhamentos e temperos.

2. Ovos

As claras são famosas por conter aminoácidos indispensáveis para o aumento da massa muscular. O que muita gente não sabe, é que a gema também é uma grande aliada nessa missão, principalmente por conter vitaminas A, D, E e Colina. Esses nutrientes são importantes para o organismo e se complementam com os da clara, tornando o ovo um alimento muito rico e nutritivo.

Fácil de ser preparado, ele pode ser feito de diversas formas. Seja cozido, poché ou mollet, os ovos são deliciosos e combinam com diversos acompanhamentos, podendo até substituir a carne em um prato!

3. Batata-doce

Não só de proteínas vivem os músculos, eles também precisam de energia vinda dos carboidratos. Nessa questão, a batata-doce é uma ótima opção, já que é uma fonte de carboidratos complexos com baixo índice glicêmico e contém vitaminas A, B, C e K.

Queridinha das pessoas com dieta regrada e balanceada, pode se o acompanhamento de diversas proteínas. Se bem preparada, fica uma delícia e combina com tudo.

4. Iogurte

Esse alimento é uma boa combinação de proteínas e carboidratos, sendo de fácil digestão e prático de consumir. Outra vantagem é a presença do cálcio que fortalece os ossos e é fundamental para os músculos na prática dos exercícios.

Vale lembrar que o ideal é consumir sem açúcar e a versão desnatada, já que a gordura da versão integral retarda a absorção dos nutrientes. É um ótimo componente para um café da manhã rico e balanceado!

5. Banana

A banana contém carboidratos de rápida absorção, sendo ideal para consumir no pré-treino, pois fornece energia e outros nutrientes importantes para o bom desempenho muscular, como as vitaminas B6 e B12, magnésio, cálcio, ferro e potássio.

Além do mais, é fácil de transportar, não precisa de preparo e nem de refrigeração, podendo ser consumida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

6. Chia

Essa semente, muito utilizada no emagrecimento, também é rica em proteínas com aminoácidos essenciais. Ela contém boa quantidade de ômega-3 que é um poderoso anti-inflamatório, ajudando na recuperação dos músculos, diminuindo o processo inflamatório gerado durante o treino e fortalecendo o sistema imunológico.

Para ganhar massa muscular com saúde e de forma eficiente, é preciso aliar os exercícios físicos à alimentação adequada. Além do mais, turbinar a dieta com os alimentos que ajudam no aumento da massa muscular vai tornar essa tarefa mais rápida e eficaz. Por isso, aproveite as nossas dicas e inclua esses alimentos na sua rotina!

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais? Eles com certeza vão gostar de receber este conteúdo!

Deixe um comentário

Share This