Conheça 5 benefícios do alho

Conhecido pelo seu alto índice nutricional e, claro, por seu sabor característico, o alho é muito usado na gastronomia e é reconhecido pelo seu poder medicinal desde as civilizações mais antigas. Hoje, para valorizar ainda mais esse poderoso alimento, temos disponível no mercado o óleo de alho.

Rico em vitaminas A1, B2, B6, C e também minerais, como ferro e silício, o alho apresenta uma substância característica — a alicina — que proporciona o cheiro peculiar e também possui propriedades antibacterianas e antioxidantes.

Seu uso contínuo pode prevenir diversas doenças e contribuir de forma significante para a saúde. Neste artigo, vamos apresentar cinco benefícios desse vegetal que vão convencer você a consumi-lo diariamente. Acompanhe o texto!

1. O alho previne doenças cardiovasculares

A pressão alta é uma das principais causas de doenças cardíacas, como infartos e derrames. A alicina, presente no alho, consegue reduzir a pressão arterial e causa um efeito de afinamento do sangue, impedindo a formação de coágulos. Ela também tem compostos ativos que são capazes de desobstruir os vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose.

Além desses benefícios, unir o alho com o óleo de peixe pode reduzir os níveis de colesterol. Essa combinação diminui a concentração de LDL e de triglicérides, que são responsáveis pelo entupimento arterial, e aumenta os níveis de HDL — conhecido como “bom” colesterol.

2. Pode prevenir alguns tipos de câncer

O alho contém outros minerais em sua composição além da alicina, como o selênio e o zinco, que o tornam um excelente antioxidante. Esses nutrientes inibem a formação de radicais livres, os quais causam o envelhecimento celular, prevenindo assim alguns tipos de câncer.

A alicina também dá apoio celular ao impedir mutações no código genético, que é um dos gatilhos para a formação de tumores. Ela ainda favorece o processo de apoptose — conhecido como suicídio celular — que é o descarte de células velhas que já não cumprem seu papel.

3. Ajuda no controle do diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 devem incluir o alho em sua alimentação diária, pois ele pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Tanto a alicina como o dissulfeto de dialilo — que estão presentes no alho — ajudam a elevar os níveis de insulina necessários.

4. O alho fortalece o sistema imunológico

A alicina, como vimos, é um antibiótico natural: ela estimula a produção de glóbulos brancos, permitindo que o sistema imunológico afaste bactérias e outros agentes patogênicos. Assim, nosso sistema de defesa pode dar uma resposta mais rápida a qualquer atividade inflamatória ou infecciosa no organismo.

O alho possui também vitamina A e C, nutrientes que desempenham um papel essencial no bom funcionamento do sistema imunológico, tornando-se um forte aliado na prevenção de resfriados e gripes.

5. Auxilia no tratamento de infecções

O alho possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que são ótimas para o tratamento de infecções causadas por bactérias ou fungos no organismo. A alicina possui ação antimicrobiana contra microrganismos como: Escherichia Coli, bactéria que pode causar infecções urinárias, e a Candida Albicans, fungo causador de doenças orais e genitais em humanos.

O óleo de alho como opção suplementar

Para você que deseja todos os benefícios do alho, mas não gosta do sabor ou do cheiro acentuado, o óleo de alho em cápsulas é uma excelente alternativa.

A suplementação à base desse alimento proporciona todos os seus bons efeitos e contribui positivamente para o seu organismo prevenindo doenças. Basta a ingestão de algumas cápsulas diárias para aproveitar todos os seus benefícios. Entretanto, sempre siga orientações médicas ou de um nutricionista para não sofrer nenhum efeito indesejado.

O alho é usado como medicamento há séculos, isso porque possui características medicinais importantíssimas. No entanto, perde-se muito de seus benefícios ao ser aquecido. Então, para aproveitar esse remédio natural, as cápsulas de óleo de alho são excelentes, já que a produção é feita a frio, garantindo a integridade de todos os seus nutrientes.

Agora que você conhece os benefícios do óleo de alho, que tal adotá-lo como complemento alimentar em seu dia a dia? Entre em contato com a VitGold! Contamos com uma ampla linha de produtos e suplementos para melhorar sua saúde e qualidade de vida!

Deixe um comentário

Share This