Conheça 4 benefícios do ômega 3 para o organismo

Sabemos que manter uma alimentação equilibrada e balancear o consumo de vitaminas , carboidratos, gorduras e aminoácidos é fundamental para termos mais qualidade de vida.

No entanto, na correria do dia a dia, descuidamos da alimentação e deixamos de ingerir nutrientes essenciais para a saúde do corpo e da mente. Nesse contexto, estão os inúmeros benefícios do ômega 3, que é considerado um poderoso aliado da saúde cardiovascular e das atividades cerebrais.

Neste post, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o ômega 3. Vamos falar em quais alimentos ele pode ser encontrado, como deve ser consumido e muito mais. Acompanhe!

O que é o ômega 3, afinal?

O ômega 3 é um ácido graxo, uma “gordura do bem”, capaz de desempenhar inúmeras funções importantes no organismo. No entanto, o ômega 3 não é produzido pelo corpo, ou seja, ele precisa ser consumido por fontes externas.

Esse tipo de gordura é fonte de energia e ajuda no processo de absorção de vitaminas e outros nutrientes. Além disso, ele auxilia na biossíntese de outros ácidos graxos, como o EPA e o DHA, que atuam nos sistemas cardiovascular e cerebral. 

Ao existir a deficiência de ômega 3, poderão ocorrer sensações de fadiga e mal-estar, além da diminuição do metabolismo e de problemas recorrentes de concentração. 

4 principais benefícios do ômega 3 para o organismo

1. Regula a pressão arterial

O ômega 3 consegue evitar o surgimento das placas de gordura, que se depositam nas artérias coronárias e comprometem o fluxo de sangue na região.

Essas placas podem deixar a circulação demasiadamente comprometida e fazer com que as veias e artérias passem a não realizar com eficiência suas funções. Quando esse problema ocorre, há chances elevadas de aumento da pressão arterial.

2. Diminui o colesterol

O consumo regular de ômega 3 atua na redução do colesterol ruim (LDL) e contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). Atualmente, já sabemos que, quanto maior a taxa de LDL, maiores também são as chances de entupimento das artérias e de demais problemas cardiovasculares.

3. Melhora o desempenho cognitivo

O ômega 3 contribui para a formação dos neurônios, possibilita que a função cognitiva esteja sempre equilibrada e reduz os riscos de doenças degenerativas. No caso das crianças, a deficiência de ômega 3 pode, inclusive, atrasar o desenvolvimento neurológico. Daí a importância de equilibrar o consumo desse ácido graxo logo nos primeiros anos de vida.  

4. Previne o câncer de mama

O ômega 3 reduz o risco de as mulheres desenvolverem esse tipo de câncer porque possui atividades antitumorais e anti-inflamatórias. Nos casos de mulheres que apresentam obesidade e estão na menopausa, o ômega 3 é ainda mais benéfico, pois essas mulheres apresentam riscos aumentados de contrair a doença.

Em quais alimentos o ômega 3 pode ser encontrado?

A melhor forma de consumir o ômega 3 é por meio da alimentação rica em peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum. O recomendável é ingerir em média 100 gramas, duas a três vezes por semana. Há também a opção de suplementar o ômega 3, sob orientação especializada, ingerindo cápsulas que contenham esse poderoso ácido graxo.

Viu só como essa substância faz bem para o nosso organismo? Portanto, procure consumi-la de forma equilibrada e tente introduzi-la no seu dia a dia. Dessa maneira, com certeza você terá todos os benefícios do ômega 3 na sua saúde.

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