Como ser mais saudável? 5 hábitos que você deve adotar!

Não é segredo que uma alimentação balanceada é fundamental para a nossa saúde. Ainda assim, muita gente sente dificuldade em ser mais saudável por desconhecer que uma dieta equilibrada não está ligada à limitações rigorosas ou sacrifícios que parecem uma tortura. Seu objetivo é proporcionar bem-estar, qualidade de vida, mais energia e até melhorar o humor.

Entretanto, se você deseja adotar hábitos mais saudáveis, as mudanças não precisam acontecer imediatamente, nem devem ser extremamente radicais. Ninguém deve buscar a perfeição, muito menos eliminar os alimentos que gosta. Tais atitudes, geralmente, só levam à trapaça ou ao abandono do novo plano alimentar.

Se você está cheio de dúvidas relacionadas à nutrição, saiba que não está sozinho. Para ajudá-lo, trouxemos 5 dicas simples e eficazes para melhorar a sua alimentação. Confira a seguir!

1. Escolha alimentos naturalmente coloridos

Inclua alimentos coloridos como folhas verdes, frutas vermelhas, pimentões amarelos e cebolas roxas em todas as suas refeições. Até as cores dos legumes e das carnes estão associadas a importantes vitaminas e minerais. Consumi-los é uma ótima maneira de obter uma variedade de nutrientes na sua dieta e prevenir anemias. Só não vale escolher as versões coloridas artificialmente, já que elas são pobres nutricionalmente.

2. Faça uma lista de compras

Existem duas estratégias importantes para adotar ao ir às compras: fazer uma lista antes de sair de casa e não ir ao supermercado com fome. Não saber exatamente o que precisamos abre espaço para a compra por impulso, enquanto a fome pode aumentar os nossos desejos por alimentos calóricos.

Para garantir que você não ceda a essas vontades, pense com antecedência e anote o que precisa antes. Ao fazer isso, além de comprar itens mais saudáveis, também economizará dinheiro.

3. Reduza a quantidade de gordura

Por mais que o nosso corpo necessite de um pouco de gordura, é essencial ficar atento à quantidade e ao tipo daquela que comemos. Ela divide-se em duas categorias principais: saturadas e insaturadas. Enquanto grande parte das saturadas pode elevar a quantidade de colesterol no sangue e o risco de desenvolver doenças cardíacas, as insaturadas são benéficas ao organismo.

Assim, opte por azeite de oliva extravirgem, abacate, peixes e coco e diminua o consumo de frituras, fast-foods e industrializados.

4. Seja ativo e busque um peso saudável

sedentarismo associado ao excesso de peso pode levar à complicações de saúde como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. Muitas pessoas precisam perder gordura e ingerir menos calorias para evitar e tratar alguns problemas.

O exercício físico pode ajudá-lo a manter ou alcançar um peso saudável. No entanto, ser ativo não significa passar horas na academia. Você pode encontrar formas simples de encaixar atividades na sua rotina. Por exemplo, tente descer do ônibus um ponto antes ou usar escadas em vez de elevador.

5. Tenha uma boa noite de sono

Não podemos deixar de mencionar a importância do descanso. A privação do sono interrompe a regulação do apetite e, muitas vezes, aumenta a fome, o que resulta na ingestão de uma quantidade maior de calorias e ganho de peso.

Dormir pouco também afeta negativamente a nossa concentração, produtividade, desempenho, metabolismo e imunidade. Além disso, aumenta o risco de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Portanto, é importante ter um sono de qualidade. Fique longe do celular ao se deitar, apague as luzes, deite em um lugar confortável e tente relaxar, isso com certeza ajudará a renovar as suas energias.

Como você viu, ser mais saudável não exige tanto assim. A melhor forma de garantir mais qualidade de vida é fazer algumas pequenas alterações de cada vez. Manter os objetivos contribui para que possamos ir mais longe.

Agora que você já sabe o que fazer para garantir para viver mais e melhor, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a conquistarem hábitos mais saudáveis!

Conheça nossa Loja Virtual – www.vitgold.com.br

Tags:
Deixe um comentário

Share This