Como ganhar massa muscular sem prejudicar a saúde

Quando se fala em aumentar a musculatura corporal, o que vem à cabeça da maioria das pessoas é um corpo musculoso e atlético, resultado de muitos exercícios físicos, suplementos alimentares e anabolizantes. Contudo, esse é um conceito errado sobre o assunto.

Boa parte do corpo é composto por massa muscular. E é ela que exerce todos os nossos movimentos e, junto com os ossos, dão estrutura ao nosso corpo. Além disso, exige mais do organismo, acelerando o metabolismo. Isso significa que, quanto mais músculos, mais será a queima calórica, auxiliando no emagrecimento.

Dessa forma, todos nós precisamos ter uma boa quantidade de massa magra para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, o seu aumento deve acontecer de maneira gradual para não trazer riscos à saúde. 

Continue a leitura e conheça dicas de como ganhar massa muscular de forma saudável. Acompanhe!

Pratique atividades físicas

A musculação é a atividade mais indicada para quem quer aumentar a massa muscular. No entanto, são necessários alguns cuidados na prática. Confira.

Duração dos treinos

A duração dos exercícios não deve ser de muitas horas seguidas — o ideal é uma hora por dia. Além disso, os grupos musculares a serem trabalhados devem ser alternados a cada dia, dando um tempo para o descanso do músculo.

Mudança nas séries

A cada 4 ou 6 semanas é interessante que se mude a série de treino, aumentando as repetições e as cargas de peso. Dessa forma, exige ainda mais dos músculos, havendo o aumento da massa muscular.

Trabalho de grupos musculares

É vantajoso que se trabalhe os grupos de músculos em vez de favorecer cada um isoladamente. Vale ressaltar que toda atividade física deve ter orientação de um educador físico.

Tenha uma alimentação balanceada

dieta adequada às necessidades nutricionais do organismo é fundamental, pois sem ela o esforço físico perde o valor. Ou seja, não adianta fazer musculação sem se alimentar da forma correta.

Os músculos são constituídos de proteínas, portanto, para o ganho de massa muscular é essencial o aporte adequado desse nutriente, que deve ser consumido durante e, preferencialmente, logo após os exercícios.

Os carboidratos fornecem energia rápida para fazer as atividades, e sem eles o corpo utiliza a massa magra no lugar, sendo assim, deve-se consumir a quantidade certa desse nutriente, antes do treino, para não ter o catabolismo muscular.

Não podemos nos esquecer das gorduras, que são combustíveis em longo prazo e cumprem um papel importante nas funções do organismo.

Experimente os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares podem ser compostos de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e outros. Eles são indicados para pessoas que não conseguem consumir a quantidade adequada de nutrientes por meio da alimentação, por terem necessidades nutricionais altas ou, até mesmo, a falta tempo para se alimentar corretamente.

Eles são grandes aliados no ganho de massa muscular, contudo, só podem ser usados com prescrição do nutricionista ou médico.

Durma bem

É enquanto estamos dormindo que o corpo libera substâncias que auxiliam na regeneração das células, por isso, ter um sono de qualidade ajuda no processo de recuperação e, consequentemente, no aumento da musculatura.

Ter uma boa quantidade de massa magra é necessário para o melhor desempenho do organismo, mas, é preciso que seja de forma saudável, respeitando os seus limites. Lembre-se que é imprescindível o acompanhamento de profissionais de saúde, antes e durante o processo.

E aí, conseguiu aprender a como ganhar massa muscular de maneira correta? Aproveite e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Share This