Chocolate fitness: saiba escolher e fazer chocolates saudáveis

O chocolate, iguaria querida por muitos, pode ser apreciado tanto puro quanto na preparação de diversas receitas. Dependendo da sua composição, e se consumido de maneira moderada, esse alimento pode trazer grandes benefícios para a sua saúde e bem-estar, principalmente se este for um chocolate fitness.

Derivado do cacau, o chocolate possui inúmeras propriedades: ele é rico em flavonóides (substâncias com ações anti-inflamatória e antioxidante), além de ser termogênico e liberar substâncias associadas ao prazer quando ingerido.

Se você é apaixonado por esse alimento, mas se preocupa com as consequências do consumo de altas concentrações de açúcar, acompanhe, a seguir, algumas opções de chocolates fit — muito mais saudáveis e saborosos!

Barras de chocolate com maior teor de cacau

Atualmente, observamos no mercado diversos tipos de chocolates nas prateleiras dos estabelecimentos.

Com opções repletas de acompanhamentos e inúmeros atrativos para o paladar, na maioria das vezes, esses apresentam teores de açúcar muito elevados, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como a obesidade e diabetes.

Para evitar esses problemas, aposte em alternativas com maior teor de cacau. O chocolate amargo e meio amargo apresentam, em média, de 30 a 75% de cacau em sua composição, e são produzidos a partir dos grãos do cacau torrados, sem o acréscimo de leite e com baixa quantidade de gordura. Também é possível encontrar opções de chocolates extra amargos, com 75 a 85% de teor de cacau.

Mas, apesar de ser mais saudável, o chocolate amargo, como o próprio nome já diz, possui um gosto característico, bem forte e que pode não agradar a todos.

Por esse motivo, produzir o seu próprio chocolate fitness pode ser uma boa opção, já pensou nisso? Para melhorar o sabor, você poderá utilizar adoçantes naturais na composição da sua barra, como a stevia.

Além disso, você ainda pode adicionar outros ingredientes, como a linhaça e castanhas, que são ricas em fibras e fundamentais para o bom funcionamento do intestino.

Cookies com cacau em pó

Variar o cardápio é sempre uma boa forma de poder experimentar os sabores que gostamos, além de evitar o excesso de substâncias prejudiciais à saúde. Assim como as barras, você pode optar por produzir outros alimentos com chocolate, que terão menos conservantes e outras substâncias industrializadas que podem ser nocivas à saúde.

Você pode preparar receitas de cookies de chocolate utilizando o cacau em pó, por exemplo, que contém menos calorias e gorduras do que o chocolate. Outra ideia é substituir o açúcar refinado por mel e acrescentar ingredientes saudáveis como a chia, aveia ou farinha de arroz.

Mousse de chocolate fitness

Essa é mais uma opção que você pode preparar utilizando ingredientes considerados fitness. Entre eles, gelatina sem açúcar e leite de amêndoas. Essa é uma alternativa muito saudável para comer como sobremesa sem prejudicar a sua dieta.

A seguir, confira uma receita prática e super saudável de mousse de chocolate.

Ingredientes

  • 40 g de chocolate meio amargo;
  • 1 colher de chá de gelatina em pó incolor;
  • 6 colheres de sopa de leite de amêndoas;
  • 2 colheres de chá de adoçante;
  • 2 claras.

Modo de preparo

Adicione o chocolate e metade do leite em uma vasilha, aquecendo em banho maria até derreter. Dissolva a gelatina na outra metade do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa até obter uma massa homogênea. Retire do fogo e coloque o adoçante. Bata as claras até o ponto de neve e, depois, acrescente com movimentos suaves ao chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira.

Ao optar por fazer o seu próprio alimento, não tenha dúvidas de que ele será muito mais saudável que o industrializado. Portanto, nunca deixe de optar pelo chocolate fitness e natural, pois assim você saciará a sua vontade de comer doce, o que é indispensável para o bem-estar durante o dia a dia, além de manter uma alimentação adequada.

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