Sabia que a alimentação muda seu estado de espírito?

No mundo moderno é mais do que comum falar-se em estresse, pois a alimentação corrida, o excesso de informações, as demandas geradas pela tecnologia, pelo mercado de trabalho que aceleram as atividades diárias têm afetado até as crianças.

Esse estado de alerta gera em nosso organismo reações metabólicas que quando não são bem administradas por nossas células acabam ocasionando danos a nossa saúde. Sabe-se que exercícios físicos associados a uma dieta balanceada são importantes fatores para a promoção da saúde.

Contudo, a realização de exercícios físicos intensos e prolongados ou de caráter exaustivo pode promover inflamação crônica, overtraining (perda da performance física) e maior susceptibilidade a infecções.

É importante salientar a importância da alimentação para diminuir o estresse físico e mental, entretanto existem alimentos com propriedades antioxidantes e/ou anti-inflamatórias que são fundamentais na prevenção de doenças crônico degenerativas, como: a hipertensão, diabetes, aterosclerose, mal de Alzheimer etc.

Conheça alguns desses alimentos fáceis de incluir na sua alimentação:

Alface

É um alimento de fácil acesso e que possui substâncias com propriedades calmantes principalmente nos talos das folhas (lactucina e lactupicrina).

Cúrcuma

É um condimento utilizado há milênios, sendo muito conhecido por sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Pode ser usado para temperar carnes, preparações diversas como sopas, purês etc.

Suco de uva

É rico em várias substâncias antioxidantes, principalmente, o resveratrol. Recomenda-se o suco orgânico que mantém  o valor nutritivo, aumentando a proteção antioxidante e anti-inflamatória em quadros de estresse.

Frutas vermelhas

São ricas em vitamina C e compostos bioativos, como as antocianinas e os flavonóides que possuem relevante capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Um consumo adequado combate os danos causados pelo estresse oxidativo e fortalecem o sistema imunológico.

Espinafre e brócolis

Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que promovem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Peixes e frutos do mar

Contêm zinco e selênio, que são minerais fundamentais ao funcionamento cerebral e cognitivo.

Laranja

É uma fruta rica em vitamina C e potássio que auxiliam na diminuição dos danos causados pelos radicais livres. Ela também promove o melhor funcionamento do sistema nervoso e sua deficiência pode ocasionar alterações neurológicas e até depressão.

Castanha-do-pará

Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante, auxiliando na redução do estresse oxidativo.

Abacate

Uma ótima fonte de gorduras saudáveis como mono e poli-insaturadas que auxiliam na saciedade e na prevenção de doenças cardiovasculares. E ainda contém vitamina E, magnésio e β-sitosterol, componentes que auxiliarão na modulação da proteção antioxidante, anti-inflamatória e do sistema imunológico.

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