Saiba em que a boa alimentação colabora para a saúde da sua pele.

Nossa pele saudável é continuamente exposta a influências internas e externas que podem alterar sua condição e funcionamento. Dessa forma, a pele pode sofrer alterações que levam ao envelhecimento da pele por exposição solar – fotoenvelhecimento, inflamação, disfunção imunológica, desequilíbrio da homeostase epidérmica, entre outras doenças da pele. Há uma relação entre a ingestão de alimentos e a saúde da epiderme, uma vez que, as deficiências nutricionais podem causar lesões na pele.

O que dizem os estudos?

Vários estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes e outros compostos presentes em alimentos na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele.  As vitaminas A, E, C, D, carotenoides como beta caroteno e licopeno, os minerais selênio, zinco e cobre, ácidos graxos ômega 3 e colágeno são alguns desses nutrientes estudados. Eles contribuem na proteção contra a radiação UV, cicatrização, síntese de melanina, regulação do crescimento e diferenciação celular, resposta anti-inflamatória, manutenção da impermeabilidade e no antienvelhecimento.

Os nutrientes e sua força para a pele.

A vitamina A é fundamental, entre outros aspectos, para a proliferação e diferenciação celular e um dos locais em que esse papel é mais visível é na pele. Em outras palavras, é importante para a renovação celular, mantendo uma aparência mais uniforme.

Os carotenoides têm uma ação antioxidante, sequestrando e bloqueando espécies reativas de oxigênio e radicais livres, o que impede a lesão das membranas celulares. Os carotenoides têm também a capacidade de alterar características absortivas da pele e têm um efeito imunomodulador. Um dos principais na saúde da pele é o beta caroteno por ter uma ação fotoprotetora direta devido a sua capacidade física de absorver luz. Além disso, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios.

A vitamina E possui função antioxidante, combate os radicais livres, mantendo a pele mais hidratada e saudável. Também protege a pele contra a radiação solar.

A vitamina C vai auxiliar na formação de colágeno, necessário à manutenção da elasticidade e firmeza da pele, além de melhorar a cicatrização. Sua função antioxidante protege contra o excesso de radicais livres e contribui para a regeneração da vitamina E.

O colágeno hidrolisado tem apresentado efeitos funcionais e benéficos na pele, especialmente na melhora dos sinais clínicos do envelhecimento. Seu uso como suplemento alimentar vem de longa data e tem sido considerada fonte promissora de peptídeos com atividade biológica. Estudos têm reportado a bioatividade do Colágeno hidrolisado e de seus peptídeos derivados, incluindo atividade antioxidante e potencial de estimular o metabolismo de diferentes tecidos conjuntivos.

O selênio é fundamental para a defesa contra o estresse oxidativo e redução do estado oxidado da vitamina C. Outras características já observadas em seres humanos foram que a suplementação com selênio reduz o eritema provocado por exposição à radiação ultravioleta, reduz a morte celular, os danos ao DNA e a peroxidação lipídica de células da pele expostas a radiação ultravioleta, entre outras.

O cobre é ótimo para a cicatrização e também é importante para a formação de melanina, que desempenha um papel na pigmentação da pele, cabelos e olhos, impedindo, por exemplo, a formação de manchas de pele.

Os ácidos graxos – Ômega 3 por terem função anti-inflamatória, podem diminuir alguns tipos de inflamações cutâneas. Têm um papel estrutural e funcional, sendo necessários para a fluidez, flexibilidade e funcionalidade das membranas celulares.

Desta forma, a alimentação equilibrada é determinante para a saúde da pele e exerce grande impacto na saúde, uma vez que, atuam como protetores da derme.

Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook e no Instagram!

Reformulamos nossa loja para você ter uma navegação mais rápida e fácil.
Dá uma olhadinha lá. https://loja.vitgold.com.br/

Tags:
Deixe um comentário

Share This