6 dicas para manter a qualidade de vida na terceira idade

  • Home
  • Bem-estar
  • 6 dicas para manter a qualidade de vida na terceira idade

A população mundial está envelhecendo e esse fenômeno é um fato, afinal, esse processo faz parte do nosso ciclo de vida do ser humano. Diferentemente do que alguns acreditam, é sim possível alcançar qualidade de vida na terceira idade. Esse não é um momento para isolamento, desânimo ou doenças, pelo contrário: envelhecer pode e deve ser prazeroso!

Todo mundo sabe que manter uma rotina saudável é fundamental para nossa saúde física e mental, mas por onde começar? Se você já faz parte da melhor idade, confira as dicas que separamos. Elas podem fazer toda a diferença em seu dia a dia e aumentar a sua longevidade. Continue a leitura e descubra!

1. Durma bem

O sono é indispensável para uma vida saudável. É preciso garantir pelo menos oito horas de descanso diariamente.

O importante não é apenas a quantidade de horas que você dorme, mas também a qualidade da sua noite. Tenha uma rotina tranquila na hora de dormir. Desligue aparelhos eletrônicos, deixe o ambiente calmo e relaxante e durma em um local confortável.

Durante o dia você também pode tirar alguns minutos para descansar. Pare um pouco, respire fundo, repouse ou tire um cochilo. Essas pausas fazem o seu dia fluir melhor.

2. Cuide da sua alimentação

Ter uma boa alimentação é ter equilíbrio. Prefira os alimentos naturais aos industrializados, coma nos horários corretos, beba muita água e inclua frutas e verduras no seu dia a dia.

Além disso, fique atento, pois algumas carências nutricionais são mais comuns em idosos. Entre elas, a deficiência das vitaminas A, D e E e os minerais cálcio, magnésio e zinco. Uma alternativa para evitá-la é usar suplementos alimentares recomendados por seu médico.

Não faça dietas restritivas sem acompanhamento de um nutricionista e lembre-se de que a alimentação também é uma fonte de prazer — afinal, faz bem poder comer o que você gosta!

3. Pratique alguma atividade física

Movimentar o corpo é fundamental para manter a qualidade de vida na terceira idade. O exercício libera substâncias responsáveis por nos dar sensações de bem-estar, relaxamento e prazer. Atualmente, existem atividades físicas para todos os gostos. Certamente há alguma que você vai gostar de fazer!

Inclua os exercícios em, pelo menos, três dias da semana e espante o sedentarismo. Pode ser uma caminhada perto de casa ou uma atividade em praças, clubes ou academias que você conheça.

4. Estabeleça uma rotina social saudável

Quem disse que a velhice é sinal de isolamento? Fazer passeios e viagens, receber amigos em casa, encontrar-se com seus entes queridos ou conhecer novas pessoas é extremamente agradável! Tenha tempo para boas conversas e encontros.

Esteja aberto para ampliar seu ciclo social. Conheça os amigos dos seus amigos, faça novas amizades nos locais por onde você passa ou retome contato com pessoas do seu passado.

5. Ocupe o seu tempo

Na terceira idade, a maioria das pessoas encontra-se aposentada, não trabalha mais e finalmente tem bastante tempo livre. Mas nada de deixar espaço para o tédio e a solidão.

Com certeza sua cidade tem opções de entretenimento que você ainda não conhece. Cinemas, teatros, exposições, parques, praças, grupos de encontro, centros de convivência de idosos e eventos são excelentes oportunidades de distração.

Você também pode descobrir ou desenvolver novas habilidades, como trabalhos manuais e artísticos. Trabalhos voluntários também são uma ótima oportunidade de conhecer outras realidades e sentir-se produtivo, ajudando quem precisa.

6. Busque a sua qualidade de vida

Procure no dia a dia fazer coisas das quais você gosta e encontrar novos passatempos e atividades prazerosas. Saúde é felicidade! Você está saudável quando se sente alegre e motivado a viver bem.

Escute música, assista seus programas favoritos, leia, pinte, frequente manifestações artísticas, se expresse por meio da arte, tenha bons momentos com a família e os amigos. Faça o que lhe faz bem!

Ser feliz e ter qualidade de vida na terceira idade depende de muitos fatores, principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase, além da sua capacidade de adaptação às mudanças e transformações próprias do envelhecimento.

Gostou das nossas dicas? A Vitgold é especialista em suplementos vitamínicos e minerais que contribuem para aumentar a longevidade e manter sua vida mais equilibrada! Se quiser saber mais entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo!

Deixe um comentário

Share This