6 dicas de café da manhã para começar o dia com disposição e saúde

Muitas pessoas pulam o café da manhã por não sentirem fome ao acordar. O que ignoram, no entanto, é que um bom desjejum é capaz de dar energia para encarar as tarefas do cotidiano, além de ajudar no controle da saciedade ao longo do dia.

É importante que essa refeição seja composta por todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras, além dos que fornecem vitaminas, minerais e fibras.

Neste post, vamos falar sobre quais são esses alimentos e como consumi-los no café da manhã. Quer saber mais? Então acompanhe!

1. Ovos

Antigamente eram considerados vilões alimentares, e, por isso, seu consumo recomendado era limitado, principalmente para quem tinha colesterol alto. Hoje eles foram absolvidos, e sabe-se que trazem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a redução do colesterol ruim.

Os ovos são grandes fontes de proteínas, gorduras e vitaminas essenciais para o corpo. Nas claras encontramos a albumina, uma proteína de alto valor biológico — isso significa que é absorvida integralmente pelo organismo, sendo totalmente aproveitada. E não precisa ter medo da gema! Ela contém gorduras boas e vitaminas A e do complexo B.

Além disso, começar o dia comendo ovos dá mais saciedade e faz com que você coma menos nas outras refeições, ajudando na compulsão alimentar.

Você pode prepará-los mexidos, cozidos ou em omeletes acrescidos de queijos e vegetais.

2. Pães integrais

Os pães integrais fazem parte do grupo dos carboidratos que fornecem energia. As fibras contidas nesse tipo de pão, além de darem saciedade, ainda regulam o trânsito intestinal.

São práticos e versáteis, já que são de fácil transporte e podem ser preparados em sanduíches e torradas. Devem ser consumidos sempre com uma fonte de proteína, que pode ser ovos mexidos ou queijos com menor teor de gordura, a exemplo dos brancos.

3. Frutas

Além de saborosas, as frutas oferecem vitaminas, minerais e fibras necessárias para o bom funcionamento do organismo. Por isso, são tão importantes no desjejum.

Devemos nos preocupar em comê-las in natura, pois concentram muita frutose (o açúcar da fruta) quando em forma de sucos, e isso faz com que sejam muito calóricos.

4. Leite e laticínios

O leite e seus derivados são importantes fontes de cálcio, ajudando a preservar a saúde dos ossos. Além do mais, os queijos e iogurtes têm boa quantidade de proteínas e a manteiga é um tipo de gordura saudável.

Portanto, inclua esses alimentos no seu desjejum para que você fique saciado por mais tempo e também previna a osteoporose e outras doenças relacionadas à carência do cálcio.

5. Cereais

Os cereais como os flocos de milho, a aveia e até mesmo a granola sem açúcar (mix de cereais, grãos e frutas secas) são boas opções de carboidratos para o café da manhã. A sugestão de consumo é acrescentá-los ao leite ou iogurte.

6. Cafés e chás

E o que beber na primeira refeição do dia? Existem pessoas que dizem que o dia não começa sem uma boa xícara de café. Outras já adoram o famoso “pingado”, como também é chamado o café com leite. Ambos cabem num desjejum saudável, desde que você preste atenção à quantidade de açúcar ou adoçante utilizado.

Os chás também são bebidas deliciosas para essa hora. Há uma extensa variedade de sabores, entre ervas e frutas, para você escolher.

Para começar o dia com energia e disposição, é essencial ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. A carência de vitaminas e minerais está associada à fadiga e a outras enfermidades.

No entanto, somente com os alimentos às vezes não conseguimos suprir as necessidades nutricionais do organismo. Nesse caso, é preciso complementar com os suplementos alimentares — produtos que concentram os nutrientes, tornando mais prático e viável alcançar a quantidade de que o nosso corpo precisa.

Como vimos, o café da manhã é indispensável para manter a saúde e o bem-estar. Portanto, siga as nossas dicas de alimentos mais saudáveis para essa refeição e aproveite todos os seus benefícios!

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