4 benefícios dos exercícios aeróbicos para a saúde

  • Home
  • Bem-estar
  • 4 benefícios dos exercícios aeróbicos para a saúde

Você conhece os principais benefícios dos exercícios aeróbicos? Esse tipo de atividade física faz muito bem para a saúde e aumenta a expectativa de vida de quem pratica. Com a rotina agitada, cheia de compromissos, deixamos de lado a prática regular de exercícios físicos e nos tornamos cada vez mais sedentários, sem nem perceber.

No entanto, sabemos que para termos mais saúde e qualidade de vida, precisamos adotar hábitos benéficos ao corpo e nos exercitar, no mínimo, três vezes na semana.

Neste post, vamos apresentar dicas para você se inspirar e começar a praticar exercícios aeróbicos o quanto antes. Confira!

O que são exercícios aeróbicos?

Esse tipo de exercício é realizado por meio de movimentos contínuos do corpo, de forma prolongada, gerando gasto energético/calórico e, também, de gorduras.

Além disso, a atividade aeróbica é muito conhecida por fazer o coração e o pulmão trabalharem com mais eficiência. Dessa forma, o sangue circula melhor pelas artérias e vasos, prevenindo, assim, inúmeras doenças.

Quais são os mais praticados?

Os exercícios aeróbicos podem ser feitos em casa, nas academias, em piscinas e ao ar livre. Saiba quais são alguns deles:

  • caminhada;
  • corrida;
  • natação;
  • dança;
  • corda;
  • bicicleta.

Como você pode notar, existem vários tipos diferentes e eles podem ser realizados sozinhos ou em conjunto, mas sempre respeitando as condições físicas de cada indivíduo.

4 principais benefícios dos exercícios aeróbicos

1. Melhora o sono

Há uma melhora na qualidade do sono, pois esse tipo de exercício promove o relaxamento do corpo e ajuda a combater a insônia. Nesse sentido, a atividade aeróbica feita regularmente reduz o tempo que se leva para conseguir adormecer, aumenta o período do sono e favorece a manutenção do sono profundo.

2. Reduz a gordura

Os exercícios aeróbicos queimam a gordura localizada e ajudam a reduzir a gordura no fígado. Isso acontece porque essa atividade consome a energia armazenada no corpo em forma de açúcar e de gordura. Por esse motivo, muitas pessoas conseguem também perder peso e diminuir medidas com essa prática.

3. Fortalece o sistema respiratório

Quando inserimos os exercícios aeróbicos na rotina, há uma grande melhora da eficácia respiratória a curto e médio prazo. Isso porque o sistema respiratório amplia sua capacidade de absorver oxigênio para conseguir suprir as necessidades dos órgãos e dos músculos, que estão em intensa atividade durante os exercícios.

4. Diminui o colesterol

Esse tipo de prática também ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL), glicose e triglicerídeos. Nesse sentido, também ajuda a combater as partículas de gorduras nas artérias, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares e controlando o aumento da pressão arterial.

Como começar?

Escolha o tipo de exercício aeróbico que mais gostar de acordo com o seu perfil e condicionamento físico. É importante ressaltar que é recomendável buscar uma avaliação médica. E caso você queira aumentar a intensidade dos exercícios, é aconselhável buscar ajuda de um profissional capacitado na área de educação física para orientá-lo da melhor forma possível.

Viu só? Seguindo nossas dicas você terá todos os benefícios dos exercícios aeróbicos e, consequentemente, viverá com muito mais saúde e disposição. Portanto, acabe com o sedentarismo já e comece a se movimentar!

Gostou do post? Então conte para gente nos comentários qual é o tipo de exercício que você quer começar a fazer!

Deixe um comentário

Share This