Vitamina para mulher: conheça as 7 mais importantes para a saúde dos cabelos e das unhas

Quando o assunto é a saúde dos cabelos e das unhas, as mulheres têm aliados fortíssimos: são as vitaminas e os minerais.

Muito já se falou sobre o colágeno, mas ele é somente a base para uma infinidade de outras fontes que ajudam a manter a saúde e a beleza em dia.

Atualmente, há uma gama diversificada de vitaminas para unhas e cabelos capazes de atender aos gostos de todo tipo de consumidora. Sendo assim, não pode haver desculpas para ficar sem aquelas consideradas essenciais, não é mesmo?

No post de hoje, vamos explicar onde você pode encontrar e como ingerir esses nutrientes. Confira!

1. Colágeno

Formado por aminoácidos, o colágeno é reconhecido como a forma mais abundante de proteína que pode ser encontrada no organismo. É o responsável por manter a elasticidade da pele, renovando as células desse tecido, e por proteger o cabelo de toxinas.

A partir dos 35 anos de idade, a produção natural de colágeno no corpo decai. Portanto, é preciso aumentar sua ingestão através da suplementação, além de ingerir nutrientes essenciais para sua síntese (proteínas de alto valor biológico: carnes, ovos, laticínios, ferro e vitamina C – presente principalmente em frutas cítricas). 

2. Vitamina A

Importante vitamina para mulher, a vitamina A atua contra a secura da pele e do cabelo. Possui como componente principal o caroteno. Ela é encontrada principalmente em alimentos amarelos e alaranjados como cenoura, mamão, gema de ovo, manga, queijos, etc.

3. Gelatina

Uma simples sobremesa esconde muitos benefícios. Sua matéria-prima é o colágeno hidrolisado e, por isso, seu consumo fortalece o cabelo, evitando quedas e dando brilho aos fios. Também é possível perceber unhas mais fortes e sadias, principalmente quando a gelatina é consumida em cápsulas.

4. Óleo de prímula

Não tão conhecido, o óleo de prímula, extraído da planta homônima, é uma ótima fonte de ácidos graxos, especialmente o ômega 6. Essa combinação atua no reequilíbrio hormonal, regulando problemas como a queda de cabelo e até mesmo acnes na pele.

5. Polivitamínico

Polivitamínicos são produtos fantásticos! Estamos falando do consumo diário de dezenas de vitaminas e aminoácidos essenciais e que quase sempre estão em falta em um simples comprimido.

Componentes como betacaroteno, riboflavina, ferro, iodo, magnésio, zinco e muitos outros estão inclusos nesse recurso que é um grande trunfo para a manutenção da boa saúde de unhas e cabelos.

6. Vitamina E

Essa vitamina é o pesadelo dos radicais livres. Um poderoso antioxidante, ela atua na prevenção de queda de cabelo.

É possível encontrá-la em folhas verdes escuras e em óleos vegetais. Sua suplementação é muito bem indicada.

7. Vitaminas do complexo B

Um complexo de ampla riqueza nutricional, essas vitaminas são capazes de atuar positivamente no aspecto mental. A riboflavina (B2), por exemplo, é a mesma substância que causa a satisfação ao comer chocolate.

Contra o ressecamento da pele e a quebra dos fios, o uso desse complexo é imprescindível. E, por conta da sua amplitude, também é interessante considerar uma suplementação.

Como você viu, cada vez mais podemos contar com o avanço no desenvolvimento de produtos voltados para a obtenção de vitaminas para unhas e cabelos. Isso sem falar dos nutrientes voltados para a pele.

Não existe uma vitamina para deixar a mulher perfeita, mas, com uma boa alimentação e suplementação em dia, não haverá preocupações nesse sentido!

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