Vitamina B12: para que serve e por que é tão importante?

Quem cuida da saúde sabe bem o quanto é importante ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas. Além de evitar o surgimento de diversos males, ainda ajuda a garantir a longevidade, bem-estar e disposição. Porém, nem sempre é fácil manter essa alimentação, e então o corpo passa a sofrer com a deficiência de alguns nutrientes.

Neste post vamos falar da vitamina B12, fundamental para a saúde do sistema nervoso e do sangue. Explicaremos o porquê de ela ser essencial para o corpo, quais os sintomas da sua ingestão insuficiente e em quais alimentos ela é encontrada. Acompanhe!

O que é a vitamina B12?

Também chamada cobalamina, essa vitamina hidrossolúvel é uma das que compõem o complexo B.

Cada célula do organismo precisa de certa quantidade dessa vitamina constantemente para conseguir realizar de forma correta sua função. Por esse motivo, quando há falta dela, podem haver gravíssimas consequências.

Por que a vitamina B12 é essencial?

A vitamina B12 tem inúmeros benefícios para o corpo. A seguir, listaremos os mais importantes:

Evita a anemia e problemas cardíacos

Ela é responsável pela formação, conservação e maturação das hemácias, as células vermelhas do sangue. Dessa forma, previne a ocorrência de alguns tipos de anemia, como a perniciosa e a megaloblástica.

Essa vitamina também influencia os níveis de homocisteína no sangue, protegendo contra doenças cardíacas, derrames, pressão alta e elevação do colesterol.

Protege o sistema nervoso

A vitamina B12 colabora com a mielinização dos nervos e neurônios. Ou seja, ajuda a formar uma capa que os protege e os mantém saudáveis. Desse modo, não sofrem desgaste e auxiliam na prevenção de neuropatias ou de distúrbios neurológicos (como o Alzheimer e demência).

Além de contribuir para uma melhor concentração e processos cognitivos, que estão ligados diretamente à aprendizagem, e melhora do humor, pois a vitamina B12 auxilia na prevenção da depressão.

Aumenta a resistência e a energia

Por manter a saúde dos glóbulos vermelhos, a vitamina B12 ameniza ou evita a sensação de fadiga e fraqueza, além de fornecer quantidade necessária de oxigênio aos músculos e transformar carboidrato em glicose.

Dessa forma, os músculos recebem a quantidade adequada de energia, tornando-se bastante resistentes.

Quais os sintomas da falta de vitamina B12 no organismo?

A carência da vitamina B12 pode trazer uma série de sintomas ao corpo. São eles:

  • falta de concentração e falhas na memória;

  • problemas de sono;

  • depressão, apatia, irritabilidade e falta de motivação;

  • alterações gastrointestinais;

  • espasmos, formigamentos e fraquezas musculares;

  • fraqueza e fadiga;

  • tonturas.

Quais as principais fontes de vitamina B12?

São excelentes fontes de vitamina B12 os alimentos de origem animal, como: carne de porco, fígado bovino, ostras, salmão, trutas, atum, sardinha, ovos, leite e seus derivados.

Porém, há pessoas que precisam da suplementação da vitamina porque seu organismo não consegue absorvê-la da maneira correta. Dessa forma, é recomendável que veganos, vegetarianos, idosos e pessoas com problemas gastrintestinais façam a suplementação.

Como você pode perceber, a vitamina B12 é fundamental para a saúde, longevidade, bem-estar e para manter a qualidade de vida. Sua deficiência é altamente prejudicial, mas pode ser facilmente suplementada.

Agora que você sabe a importância dessa vitamina à saúde, não deixe de entrar em contato conosco para entender como podemos ajudar você!

Deixe um comentário

Share This