Suplementação esportiva: o que você precisa saber

Independentemente de você ser um atleta profissional ou um esportista amador, a suplementação esportiva é fundamental para a manutenção do seu desempenho atlético. A ingestão de suplementos é capaz de otimizar os seus níveis de energia e ajudar o seu corpo a se recuperar de maneira mais eficaz. 

Quer entender melhor o que é suplementação alimentar e quais são os principais produtos recomendados? Acompanhe o post e esclareça essas e outras dúvidas!

Como funciona a suplementação esportiva?

Inicialmente, é importante saber que os suplementos voltados para o esporte são um elemento a mais na alimentação de quem pratica atividades físicas regularmente. Eles atuam como complemento da dieta com o intuito de equilibrar algumas substâncias e evitar carências nutricionais que podem ocorrer devido ao desgaste físico durante os treinos. 

Quais são os suplementos indicados?

Selecionamos quatro tipos de suplementos que costumam integrar a rotina de pessoas que praticam esportes.

Óleo de cártamo

O óleo de cártamo é conhecido como uma excelente alternativa para pessoas que estão buscando emagrecer, pois ele ajuda o corpo a queimar gorduras em vez de armazená-las.

Essas características, inclusive, fazem com que o óleo de cártamo seja utilizado em preparações culinárias. Para os esportistas, existem cápsulas de óleo de cártamo que podem ser facilmente adquiridas. 

Ômega 3 

O ômega 3 é um ácido graxo essencial que o organismo não consegue produzir. Portanto, ele precisa ser obtido por meio da alimentação diária ou suplementação. Além de causar outros inúmeros benefícios à saúde, o ômega 3 também é capaz de:

  • melhorar o desempenho durante a atividade física;
  • aumentar o crescimento muscular;
  • reduzir o dano muscular ocasionado pelo exercício;
  • combater os efeitos imunológicos negativos do treinamento intensivo;
  • fortalecer os ossos; 
  • melhorar o funcionamento cardíaco e pulmonar. 

Coenzima Q10 

O potencial da coenzima Q10 contribui para a manutenção da força muscular e para aumentar a energia, algo bastante procurado por corredores. Essa molécula trabalha em componentes celulares chamados mitocôndrias que fornecem energia instantânea para que os atletas consigam percorrer longas distâncias sem cansar. 

Vitaminas do complexo B

Os atletas que apresentam níveis insuficientes de vitamina B costumam ter desempenho reduzido ao praticar exercícios de alta intensidade. Além disso, possuem dificuldade para reparar os músculos danificados e para aumentar a massa muscular.

A suplementação com cápsulas de vitaminas do complexo B é uma excelente alternativa para contornar esse cenário. 

Quais cuidados devo ter ao suplementar a dieta?

É importante ter em mente que suplementos esportivos são indicados para pessoas saudáveis que possuem alguma carência de nutrientes. Nesse sentido, é importante observar alguns pontos antes de começar a tomar algum.

Antes de mais nada, converse com o seu médico e se informe antes de adquirir algum produto. Lembre-se, também, de que não existe mágica quando o assunto é o fortalecimento muscular ou o emagrecimento saudável.

É muito importante ter a consciência de que a busca pela boa forma deve ser feita respeitando as características e os limites individuais, pois cada organismo possui suas particularidades. Dessa forma, o seu resultado chegará no tempo certo e com a ajuda necessária.

As informações de hoje foram úteis para você? Agora que você já se informou sobre as principais questões que envolvem a suplementação esportiva, aproveite para assinar nossa newsletter e receber periodicamente em seu e-mail informações sobre o universo saudável.

Deixe um comentário

Share This