Suas unhas estão fracas? Saiba o que pode ser e como reverter!

  • Home
  • Bem-estar
  • Suas unhas estão fracas? Saiba o que pode ser e como reverter!

Você sabia que as unhas são importantes indicadores do estado nutricional e de vitalidade do nosso corpo? Elas são formadas pela proteína queratina e têm a função de proteger as pontas dos dedos e nos auxiliar em diversas tarefas.

Logo, unhas fracas são um indicativo de alerta para a saúde. Entre as causas mais comuns, estão fatores externos e internos que podem afetar a estrutura da queratina e, com isso, provocar alterações na densidade e aspecto, além de deixar as unhas fracas.

Encontrar o real motivo pelo qual suas unhas estão enfraquecidas é a primeira forma de tratá-las. O segundo é combater os sintomas e voltar a ter unhas lindas e saudáveis.

Por isso, vamos mostrar neste post quais são as principais causas das unhas fracas e quebradiças, seus sintomas e como reverter esse quadro.

Causas das unhas fracas

Como vimos, os motivos que levam as unhas ao enfraquecimento podem ser deficiências nutricionais ou causas externas. Um bom diagnóstico especializado pode resolver o problema.

Interferências Internas

Alguns problemas de saúde são causas possíveis do problema. Veja os principais:

Anemia

A diminuição de glóbulos vermelhos no sangue é conhecida como anemia. Ela causa uma modificação no compartilhamento dos nutrientes no corpo, o que pode levar a unhas enfraquecidas.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo

A glândula tireoide é responsável pela produção do hormônio que ordena muitas das funções corporais. No caso do hipotireoidismo, pode acontecer uma redução do metabolismo.

Dessa forma, o transporte dos nutrientes para o corpo é dificultado, ocasionando unhas fracas e com possíveis ondulações. Já o hipertireoidismo provoca o contrário: o metabolismo fica mais acelerado e afeta as unhas e cabelos, deixando-os mais ralos devido à queda.

Esses sintomas podem vir acompanhados de outros sinais, como:

  • alterações no peso;
  • fadiga;
  • ritmo intestinal etc.

Dietas restritivas

Dificuldades na absorção intestinal ou mesmo alimentação imprópria — comuns nas dietas restritivas —, podem interferir na estabilidade do organismo. Uma das consequências é a deficiência no fornecimento de nutrientes essenciais para a formação da queratina.

Hereditariedade, estresse e uso de medicamentos também são condições que podem acometer de maneira negativa as unhas.

Fungos ou bactérias

A maioria das doenças das unhas é gerada pela presença de fungos — mais frequentes nos pés, devido ao aquecimento e uso de materiais sintéticos na confecção de calçados e meias.

Outro fator de proliferação são as épocas de temperaturas mais elevadas. Os fungos chamados de onicomicose retiram o brilho, descamam, mudam a coloração e deixam as unhas mais grossas até se desprenderem.

Fatores externos

Considerando que a unha é um tecido morto (assim como os fios de cabelo) e que apenas a matriz é beneficiada pela boa alimentação, a atenção com as unhas deve ser ainda maior. Entre os causadores externos da unha fraca, estão:

Produtos químicos

Quando for preciso manter contato com produtos de limpeza, é importante e indicado que se faça uso de luvas.

Outro químico que pode afetar negativamente é a acetona. Ela contém uma composição que desidrata, causa manchas e deixa as unhas fracas. O indicado é usar um removedor de esmalte sem o produto, que é menos abrasivo.

Traumatismos

Roer, bater as pontas dos dedos em superfícies duras e digitar com as pontas dos dedos são hábitos que podem levar as unhas a sofrer pequenos traumas.

Formas de reverter os efeitos das unhas fracas

Para evitar o enfraquecimento ou tratar as unhas fracas, é importante buscar ajuda de um profissional, que pode ser um dermatologista ou podólogo. O tratamento será específico para cada um dos problemas causadores do enfraquecimento.

Alguns medicamentos com base base em silício orgânico, vitamina D e biotina podem ser ótimos no tratamento das unhas fracas. Minerais como zinco, selênio e ferro, também são excelentes. Outra dica é o uso de óleos e hidratantes, em especial os feitos com ureia.

Essa prática vai evitar o efeito mais prejudicial às unhas, que é o ressecamento. Outra forma simples e rápida de tratar as unhas fracas é utilizando suplementos vitamínicos.

Como vimos que o grande causador das unhas fracas é a deficiência de nutrientes, que tal identificar essa carência? Leia nosso post com as 7 vitaminas mais importantes para a saúde do cabelo e das unhas!

Deixe um comentário

Share This