Saiba como tomar colágeno da forma correta

Com o passar dos anos, a pele vai perdendo a firmeza e as marcas de expressão vão surgindo, denunciando a nossa idade. É nessa hora que podemos lançar mão dos benefícios do colágeno para prevenir o envelhecimento precoce e os desgastes das articulações.

O colágeno é uma proteína sintetizada pelo nosso organismo e está presente, principalmente, na pele, nos músculo, nos ossos e nos tendões. Mas, com o passar do tempo, vamos perdendo essa capacidade de produção. Por conta disso, o seu consumo adequado é essencial para a manutenção desses órgãos.

Suas fontes incluem os alimentos de origem animal, como ovos, carnes e outros, sendo o mocotó — de onde vem a gelatina — o mais conhecido por conter maior quantidade dessa proteína.

Às vezes, garantir a quantidade necessária desse nutriente somente com a alimentação é difícil. Para isso, os suplementos de colágeno são um grande aliado!

Para saber como tomar colágeno corretamente, continue lendo este post!

Quais os tipos mais encontrados?

O colágeno é matéria-prima de muitos cosméticos, como cremes antirrugas e loções firmadoras da pele, mas é ingerindo que você pode se beneficiar ainda mais dele.

As apresentações do colágeno para consumo interno podem ser em pó, cápsulas e até mesmo balas e bebidas. Agora, vamos falar um pouco sobre os tipos de colágeno.

Nativo

É ele em sua forma bruta, em que não foi reduzido a partículas menores. Os outros tipos são obtidos a partir dele.

Desnaturado

O processo de desnaturação consiste no aquecimento para melhor efetividade dos aminoácidos. Contudo, essa opção não é a mais procurada entre todas.

Hidrolisado

A maior vantagem dessa versão é que, por conta da hidrólise, tem maior absorção pelo organismo, sendo mais eficiente. É a mais recomendada entre elas.

Como tomar colágeno?

A suplementação dele é indicada a partir dos 30 anos, sempre sob prescrição do médico ou nutricionista. A partir dessa idade, há uma queda brusca na produção do colágeno pelo organismo, sendo assim, é importante suplementar.

O modo de usar varia segundo a sua forma e deve ser tomado junto com alguma refeição, em qualquer horário do dia.  Se em cápsulas, a orientação é de uma a duas por dia, de acordo com a quantidade estipulada. Já quando é em pó, deve ser diluído em água ou suco de fruta.

Uma boa sugestão de consumo do colágeno hidrolisado em pó é na forma de shakes, que dão saciedade e auxiliam no emagrecimento. Prefira os que contêm menos aditivos artificiais ou compre sem sabor e adicione leite, iogurte ou frutas para fazer sua própria bebida.

Para aumentar a síntese e melhor aproveitamento pelo corpo, o colágeno deve ser combinado com vitaminas C, E e A, que são importantes antioxidantes. Para facilitar — na hora de tomar e não esquecer —, procure pelas cápsulas que já dispõem de todos esses nutrientes juntos.

Como vimos, a partir de certa idade, a suplementação de colágeno é importante para o bom funcionamento do nosso corpo, evitando desgastes e melhorando nossa aparência. Por isso, procure um médico ou nutricionista para orientar qual o mais adequado para você.

Tirou suas dúvidas de como tomar colágeno? Então aproveite e saiba mais sobre o Collagen, o nosso colágeno hidrolisado com vitaminas e minerais. Leia o post!

Deixe um comentário

Share This