Saiba como cuidar da saúde na rotina corrida

Nunca se ouviu falar tanto em correria diária quanto nos últimos tempos. Os compromissos profissionais, familiares e domésticos costumam deixar as pessoas com a impressão de que as horas são mais curtas.

Por esse motivo, é comum que os cuidados básicos para se manter saudável fiquem em segundo plano. Se você se identificou com essas afirmações, continue lendo este post e saiba como cuidar da saúde na rotina corrida. 

Mude os hábitos alimentares

Comida saudável não é sinônimo de algo que demanda tempo para preparar. Inclusive, pode ser bem simples manter uma alimentação balanceada. Basta dedicar alguns minutos para programar quais serão os alimentos que farão parte das suas refeições no dia seguinte. Veja dicas para fazer boas escolhas: 

  • desfrute de um café da manhã completo, com suco de frutas e sanduíche feito com pão integral; 

  • no restaurante, durante o almoço, aproveite a imensidão de saladas disponíveis e prepare um prato bem colorido; 

  • se você costuma levar marmita, prepare carnes assadas ou grelhadas, e prefira a opção integral de arroz e macarrão; 

  • no intervalo entre as refeições principais, opte por iogurte, frutas, oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas) e outras opções leves. 

Pratique exercícios físicos regularmente

Pare um instante e avalie: quanto tempo de atividade física você pratica em uma semana normal (sem imprevistos)? 

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são bem claras: os adultos devem se exercitar semanalmente por, no mínimo, 2 horas e 30 minutos de forma leve ou moderada, ou praticar 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica de intensidade forte. 

Uma excelente dica é pensar sobre alguma atividade física que você tem afinidade e sinta prazer em praticar, pois assim fica mais fácil manter uma rotina regular de exercícios – bastam sessões leves ou moderadas de 50 minutos cada em três dias da semana para você estar de acordo com o recomendado. Veja algumas inspirações: 

  • dançar;

  • correr ou caminhar; 

  • fazer natação; 

  • andar de patins; 

  • jogar vôlei ou futebol; 

  • praticar yoga. 

Procure seu médico e dentista periodicamente 

Os profissionais da saúde, como médicos e dentistas, não devem ser consultados apenas quando houver alguma complicação. Eles são peças-chave para orientar em tempo hábil e prevenir problemas futuros. Por isso, inclua na sua rotina: 

  • agendar consulta com médico e dentista anualmente; 

  • fazer exames de rotina; 

  • verificar se as vacinas estão em dia; 

  • conversar com o médico sobre dúvidas em relação à sua saúde. 

Tenha momentos de lazer e de descanso 

Essa recomendação precisa ser aplicada, pois a saúde mental é imprescindível para conseguir dar conta de todos os afazeres que integram a correria diária. 

Se você tem se sentido mais cansado que o habitual, reflita e avalie se a sua mente está recebendo cuidados suficientes. Conheça algumas atitudes que podem te ajudar a viver melhor:  

  • durma, pelo menos, sete horas por noite; 

  • agende massagens relaxantes; 

  • assista a filmes e séries que você gosta; 

  • leia livros; 

  • marque um passeio com os amigos;

  • programe um fim de semana diferente com a família.

Agora que você já sabe quais são as atitudes essenciais para cuidar da saúde na rotina corrida, aproveite para ler um post especial que preparamos. Ele mostra alguns sinais que ajudam a identificar se você está sofrendo de uma deficiência de vitamina e como reverter isso. Boa leitura!

Deixe um comentário

Share This