Quais as vitaminas mais recomendadas para a terceira idade?

Ao longo da vida são constantes os lembretes sobre a necessidade de ingerir quantidade suficiente de cada tipo de vitamina. Com o passar do tempo, especialmente na terceira idade, torna-se ainda mais importante estar atento à recomendação de vitamina para idoso, pois elas impactam diretamente na manutenção da saúde e da qualidade de vida. 

E, o tipo de vitamina pode variar conforme as cores dos vegetais: os amarelos possuem vitamina C e D, enquanto os verdes são ricos em vitaminas do complexo B, por exemplo.

Ficou curioso para conhecer quais vitaminas são essenciais para a terceira idade e quais suas principais fontes? Descubra agora e melhore sua saúde!

Vitamina B1 

Dentre as vitaminas do complexo B, essa produz a sensação de bem-estar, garante mais vitalidade ao idoso e melhora o processo de digestão.

Além do mais, é recomendada para retardar o desenvolvimento da catarata, um problema muito recorrente e que compromete a visão de pessoas idosas. E, ela pode ser encontrada em ovos, milho, leite e amendoim, por exemplo. 

Vitamina B3

Para quem tem problemas de insônia, a vitamina B3 pode ser a solução. Ela melhora a qualidade do sono, ajuda a regular o colesterol e contribui na manutenção da massa muscular. 

E ela pode ser encontrada na carne bovina, frango, peixes, ovos e leite. Ou seja, uma importante vitamina para idoso e que é de fácil acesso, concorda?

Vitamina B5

A vitamina B5 é para aliviar a sensação de cansaço, principalmente. Seu uso renova a energia, a vitalidade e também contribui para a manutenção da saúde mental. Quer saber onde encontrá-la? Está presente no abacate, carne bovina, carne de frango, legumes folhosos, leite e ovos. 

Vitamina B6

Essa é para deixar a pele com mais elasticidade, fortalecer o sistema imunológico, ajudar na produção de hemoglobina e reduzir os riscos de doenças cardíacas. E a banana, os ovos, a carne e o leite, são ricos nessa vitamina. 

Vitamina B9

A vitamina B9 ajuda na formação de células novas e contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, influencia na saúde mental e emocional também. E é encontrada na lentilha, fígado, melão e vegetais verde-escuros. 

Vitamina B12

Dentre os principais benefícios, essa vitamina protege contra a demência, ajuda na formação de novas células, combate a anemia e previne complicações cardiovasculares. Ela está presente na carne bovina, no leite e derivados. 

Vitamina C

É muito importante para fortalecer o sistema imunológico, pois ajuda na absorção do ferro e age como antioxidante. As principais fontes são a salsinha e as frutas cítricas: laranja, kiwi, tangerina, limão, goiaba e morango. 

Vitamina D

Essencial como peça-chave para absorção de cálcio e fósforo, ela fortalece os dentes, os ossos e reduz a enxaqueca. E é comumente encontrada em peixes de água salgada, em ovos e derivados do leite.

Além disso, ficar exposto ao sol de 10 a 20 minutos por dia, antes das 10 da manhã ou no final da tarde, é muito importante para absorver melhor a vitamina D.

Vitamina E

Para as pessoas de terceira idade, seu uso proporciona melhorias na função imunológica e fortalece a pele retardando o envelhecimento.
É encontrada no milho, abacate, peixes oleosos, tomate e cenoura. 

Cálcio

Importante mineral para regular os batimentos cardíacos, ajudar na coagulação sanguínea e fortalecer os ossos. 
O leite, tofu, sardinha, brócolis, aveia e chia, são as fontes principais. 

Ferro

O ferro é essencial no combate a anemia, para reduzir o cansaço físico e mental e melhorar o apetite. 
Está presente no feijão, nos vegetais verde-escuros, na castanha de caju e na carne vermelha. 

Zinco

O zinco promove o equilíbrio hormonal, fortalece o sistema imunológico, regula o açúcar no sangue, mantém a saúde cardiovascular e ajuda no crescimento e na reparação capilar. 
As melhores fontes desse mineral são as ostras, camarão, carne bovina e de frango, gérmen de trigo, tubérculos e cereais integrais

Todas essas informações ajudam a compreender o quanto é importante equilibrar a alimentação e manter o prato o mais colorido possível, não é mesmo? 

Agora que você já conhece os benefícios de cada vitamina para idoso e sabe em quais alimentos encontrá-los, compartilhe essas dicas nas redes sociais para ajudar na manutenção da saúde de mais pessoas. Combinado?

Deixe um comentário

Share This