Marmita fitness: 5 dicas de organização para não sair da dieta

Nunca se ouviu falar tanto em alimentação saudável quanto nos últimos tempos. Inclusive, frequentemente são divulgados estudos que evidenciam o quanto ela é decisiva na manutenção ou perda de peso corporal.

Se você está colocando em prática uma dieta, mas não tem conseguido mantê-la em meio à correria diária, continue lendo este post e confira cinco dicas para organizar uma marmita fitness e manter-se firme na dieta. 

1. Planeje as refeições 

Preparar as próprias refeições é excelente para ter certeza sobre o que você está ingerindo e para consumir somente aquela quantidade pré-determinada, sem correr riscos de exagerar. Mas, antes de tudo, é importante refletir sobre a sua rotina e quantas refeições são feitas fora de casa, lembrando que sua alimentação deve ser fracionada ao longo do dia, de acordo com suas necessidades. 

Geralmente, as pessoas costumam almoçar e fazer o lanche da manhã e da tarde fora de casa. Se você também vivencia essa realidade, será preciso planejar quais alimentos integrarão os cinco almoços e 10 lanches, levando em consideração que há cinco dias úteis na semana. 

2. Inclua alimentos que você gosta 

Não adianta incluir abobrinha na sua marmita fitness se você não suporta ingerir o legume. Vá à feira e escolha todos os legumes e verduras que você aprecia, pois a alimentação não deve ser vista como um sacrifício. O importante é deixar o prato o mais colorido possível para evitar uma deficiência de vitamina

É claro que vale tentar novas formas de preparar a abobrinha, por exemplo, mas é importante entender que, para se manter na dieta, você deve gostar do que está ingerindo. Converse com o seu nutricionista, teste novas receitas e procure indicações de pessoas que preparam alimentos saudáveis e saborosos. 

Em relação aos lanches, estes não possuem muito segredo, basta ter sempre por perto opções como: 

  • oleaginosas; 
  • frutas;
  • suco integral;
  • iogurte. 

3. Planeje-se para ir ao supermercado 

Antes de sair de casa, elabore uma lista com todos os itens que você precisa para preparar seu cardápio semanal. Essa é uma excelente estratégia para comprar somente o necessário, evitando tanto o desperdício de comida quanto o de dinheiro. 

Uma boa dica é ir aos supermercados após as 21 horas ou aos sábados e domingos à tarde, pois são dias e horários em que, geralmente, os estabelecimentos estão menos movimentados e você não perde tempo. 

Lembre-se de ir às compras somente se já estiver de estômago cheio e sem fome alguma, pois isso ajuda a evitar que a sua lista de itens seja deixada de lado e alguns alimentos não previstos, as famosas “besteiras”, passem a fazer parte das suas compras. 

4. Tenha cuidado com as opções industrializadas

Hoje em dia há muitos alimentos industrializados que vendem a ideia de que são boas opções para quem preza por uma alimentação saudável. No entanto, ao olhar atentamente a lista de ingredientes, é possível perceber que possuem excesso de sódio e açúcar. As opções abaixo não devem integrar a sua lista de compras: 

  • cereal matinal;
  • barrinhas de cereais;
  • peito de peru;
  • bolacha de água e sal;
  • chocolate diet;
  • néctar de fruta;
  • chá enlatado. 

5. Armazene os alimentos corretamente 

Depois de estar com os alimentos em mãos, é hora de prepará-los. Entre os pratos preferidos de quem preza por uma alimentação saudável e simples de preparar, estão: 

  • arroz integral; 
  • frango e peixe grelhado;
  • batata doce;
  • lentilha; 
  • coxa de frango assada;
  • batatas assadas; 
  • legumes refogados. 

Todas as opções acima podem ser preparadas no fim de semana, divididas em porções e armazenadas em recipientes de vidro no congelador. As saladas, exceto as em forma de folhas, também podem ser congeladas. Os alimentos podem ficar até dois dias na geladeira, portanto, não é preciso congelar todas as porções. Para levar as porções do caminho de casa ao trabalho, opte por uma bolsa térmica. 

Agora que você está por dentro de várias dicas que vão te ajudar a preparar uma marmita fitness, aproveite para seguir a Vitgold nas redes sociais (Facebook e Instagram) e confira periodicamente informações práticas para o seu dia a dia. 

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