Dieta para emagrecer: 5 cuidados essenciais

Emagrecer é uma tarefa extremamente simples: basta ingerir menos calorias do que você gastou no dia. Normalmente, um adulto queima em média 2 mil calorias somente com suas funções vitais. Isso sem contar deslocamentos e exercícios físicos.

Então, o foco é colocar para dentro menos do que isso e você estará em uma dieta hipocalórica, perdendo peso.

No entanto, perder peso e perder gordura são coisas diferentes, não é? É aí que entra a qualidade da sua alimentação. Esse e outros pontos vamos discutir a seguir, com os 5 cuidados essenciais que você precisa tomar em uma dieta para emagrecer. Vamos lá?

1. Evite seguir as dietas da moda

Ao longo do tempo, muitas dietas ganharam espaço entre o público em geral como legítimas ‘salvadoras da pátria’. Porém, a verdade é que elas não passavam de promessas e combinações mirabolantes que confundiam o organismo e tinham pouca eficiência.

Hoje em dia, não é diferente. No entanto, embarcar cegamente nessas soluções é um erro básico. Muito provavelmente você passará alguns dias se alimentando mal e, pouco depois, voltará à rotina normal, sem nenhum ganho aparente.

Tomar apenas sopas ou sucos no lugar de refeições não é a melhor escolha. É preciso se conscientizar que uma dieta para emagrecer é algo mais simples, basta entender melhor o organismo.

2. Busque ajuda especializada para montar a dieta

Você só vai conseguir emagrecer bem e com saúde fazendo uma dieta em que coma e se sinta satisfeito. Aliás, é possível e essencial para o plano funcionar. Para isso, é preciso organizar sua dieta pensando nas necessidades diárias, equilibrando sabor e calorias.

Ter o embasamento e confiança de um profissional da nutrição faz diferença no resultado de uma dieta para emagrecer. Eles estão preparados para listar suas reais necessidades e associá-las aos seus objetivos e vontades.

É possível adaptar um pouco a dieta para que ela se torne agradável, agredindo menos os seus hábitos alimentares. O ponto aqui é a reeducação alimentar.

3. Evite ficar muito tempo sem comer

Um erro de principiante é pensar que vai emagrecer mais se ficar sem comer. Pelo contrário, o corpo percebe a ausência e entra em estado de choque. Assim, acaba consumindo sua massa magra como fonte nutricional, já que a gordura é uma capa protetora e não possui riqueza alimentar.

Comer frequentemente e seguindo a dieta faz com que o metabolismo permaneça ativo durante todo o dia. Ele sempre terá algo para processar, acelerando seu trabalho e o emagrecimento, já que o fluxo de nutrientes e hidratação estará em alta.

Dessa forma, você fica disposto e firme na dieta, enquanto o corpo recebe as vitaminas e sais minerais que precisa e descarta gordura, já que está gastando mais calorias no seu funcionamento do que na alimentação.

4. Ingira menos calorias

Ingerir menos calorias não significa comer menos. Um quilo de macarrão e um quilo de brócolis são absurdamente diferentes na tabela calórica. O ideal é aproveitar alimentos de forte valor nutricional, mas com baixas calorias.

Nessa categoria estão, principalmente, os vegetais e os legumes. Além do brócolis, existem outros alimentos que são ótimas opções. Couve-flor, tomate, beterraba, couve e cenoura, por exemplo, são alguns dos que possuem calorias limitadíssimas e um ótimo custo-benefício na dieta.

Com um cardápio montadinho, não tem erro. Você pode comer o que for indicado sem pudor, mesmo que pareça bastante.

5. Capriche nos macronutrientes

Nosso organismo precisa do básico para funcionar bem, ou seja, carboidratos, proteínas e gorduras boas (fontes dos ômegas 3, 6 e 9). Ele também necessita de glicose para gerar energia e da proteína para diversas funções primordiais, portanto, não abra mão desses macronutrientes na dieta.

Eles são a base, e o que vem a seguir, um leque mais amplo de vitaminas e minerais, apenas enriquecem seu organismo e refletem em saúde.

Aqui, podemos citar o arroz integral, a batata-doce, o frango, o peixe, azeites e abacate como boas fontes de macros.

Tomando esses 5 cuidados essenciais na sua dieta para emagrecer, você dará um grande passo entrar em forma e manter a saúde em dia.

Se você gostou do post, aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir outras dicas valiosas. Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe um comentário

Share This