Conheça quais são os reais benefícios do colágeno!

Quem costuma ler os ingredientes nos rótulos dos cremes hidratantes e xampus, certamente já se deparou com a palavra ‘colágeno’. Basicamente, o colágeno é a proteína que está mais presente no corpo humano. Ele faz parte dos músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, sistema digestivo e tendões, sendo essencial para uma série de funções.

Por isso, hoje em dia, muitas pessoas têm optado pela suplementação de colágeno em cápsulas, para garantir a ingestão da quantidade ideal da proteína. Mas, você sabe exatamente quais são os reais benefícios do colágeno e como incluí-lo na sua rotina?

Então, continue lendo este artigo e fique por dentro das informações essenciais sobre esses benefícios que separamos para você!

Melhora a saúde da pele

À medida que envelhecemos, a produção de colágeno reduz — inclusive, isso está acontecendo enquanto você lê essas informações. Entre os sinais dessa perda estão:

  • pele mais flácida;

  • aparecimento de rugas;

  • menos elasticidade da pele.

Aumentar os níveis de colágeno no organismo pode contribuir para que a pele fique mais firme e suave, pois auxilia na renovação natural das células.

O colágeno também ajuda a reduzir a aparência supervisível de celulites e estrias. Isso ocorre porque, quando a pele perde a elasticidade, a epiderme fica mais fina e a celulite mais exposta.

Reduz a degeneração e as dores das articulações

Com o passar dos anos, depois de ficar por algum tempo na mesma posição, é bem comum sentir como se as pernas estivessem duras. Grande parte disso se deve à perda de colágeno. Quando perdemos essa proteína, os tendões e ligamentos começam a se mover com menos facilidade, ocasionando rigidez ou até inchaços nas articulações.

De forma prática e ilustrativa, a ingestão de colágeno tem o mesmo efeito de um lubrificante em uma dobradiça de porta emperrada. Ele contribui para que as articulações voltem a se mover mais facilmente e minimiza o risco de deterioração dessas regiões. Ademais, reduz a dor associada ao envelhecimento.

Fortalece as unhas e os cabelos

Suas unhas costumam descamar? Bem, mais uma vez, a falta de colágeno pode estar entre as causas, pois ele é o bloco principal de construção das unhas e dos cabelos. Adicionar colágeno à sua alimentação pode ajudar a manter as unhas fortes.

Além disso, você sabia que o colágeno também é essencial para evitar a queda de cabelo?

Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology (publicação científica norte-americana especializada em pesquisas na área de dermatologia) apontou que há relações bem próximas entre a matriz extracelular e a regeneração do folículo capilar, sugerindo que o colágeno poderia ser um potencial alvo terapêutico para a perda de cabelo e outras doenças relacionadas à pele.

Então, ficou encantado com o poder e os benefícios do colágeno? Ele pode ser encontrado em alimentos como gelatina, frutas cítricas e ostras, mas não é fácil ingerir a quantidade adequada para fazer uma reposição completa.

Sendo assim, que tal aproveitar a oportunidade e entrar em contato com a VitGold? Temos uma nutricionista disponível para responder todas as suas dúvidas e ajudar a escolher a melhor suplementação para você!

Deixe um comentário

Share This