Como os suplementos alimentares realmente podem ajudar?

O conhecimento sobre suplementos alimentares tem avançado bastante no Brasil. Esses produtos já fazem parte da realidade da população brasileira e são ótimos aliados quando utilizados corretamente.

Como o próprio nome revela, suplementos alimentares incrementam a ingestão de nutrientes. Entretanto, o mais importante ainda é a boa e velha alimentação. E nem poderia ser diferente. Os suplementos devem atuar como coadjuvantes no processo alimentar.

Contudo, como podem ser verdadeiros aliados da saúde e da performance nos esportes, preparamos este post sobre como esses produtos funcionam e quando devem ser inseridos na sua dieta. Vamos lá? 

Como funcionam os suplementos alimentares?

Grande parte da população brasileira é deficitária em nutrientes. Vitaminas e aminoácidos não são ingeridos conforme a indicação mínima padrão, pois acabam faltando nas nossas mesas por causa da rotina e do dia a dia corrido.

Por conta disso, a ingestão de suplementos alimentares aparece como uma boa alternativa para suprir a carência de determinados componentes, o que, aliás, pode gerar um desequilíbrio hormonal capaz de desestabilizar o metabolismo e o organismo e até mesmo gerar uma doença.

Para evitar esses problemas e manter a saúde em bom estado, é aconselhável o consumo de suplementos para preencher lacunas específicas.

Quando os suplementos devem ser consumidos?

Em primeiro lugar, entretanto, é preciso identificar do que o organismo está precisando no momento para, na sequência, pesquisar sobre quais suplementos podem reverter a situação. Pode ser, por exemplo, para regular o consumo de determinado complexo vitamínico ou de grupos alimentares mais simples, como as proteínas.

Para se ter uma ideia da importância da suplementação, vale destacar que alguns desses complexos vitamínicos não podem ser produzidos pelo organismo, ou seja, precisam vir de uma fonte externa mesmo.

Os suplementos também são capazes de atender a demandas estéticas, atuando na resolução de problemas na pele e cabelos ou mesmo de excesso ou escassez de peso, por exemplo.

Enfim, o mercado oferece uma gama de opções para o atendimento de muitas necessidades diferentes. Mas, antes de escolher um suplemento, pesquise seus componentes e faça uma escolha segura e de qualidade.

Quais suplementos alimentares são mais consumidos?

Entre os suplementos alimentares mais consumidos, estão aqueles que ajudam na complementação de complexos vitamínicos e aminoácidos essenciais. 

As linhas mais amplamente utilizadas são:

  • Os suplementos com Beta Caroteno, que são riquíssimos em vitamina A;

  • Os suplementos baseados em cafeína, que ajudam a manter o ritmo;

  • Os suplementos de cálcio, ideais para manter a saúde óssea;

  • O cártamo com cromo, que está em alta e é muito bom para emagrecer;

  • O óleo de coco, uma fonte perfeita de ácidos graxos;

  • Os suplementos de colágeno, ideais para manter cabelos e unhas saudáveis

  • Os óleos de linhaça, de alho e de prímula, que fornecem ômega-3 e são antioxidantes e antibactericidas;

  • Os polivitamínicos, que cobrem complexos inteiros;

  • O Goji Berry, fonte de muitos aminoácidos, que ajuda a emagrecer e fortalece o sistema imunológico;

  • O suplemento de Lactase, enzima que auxilia na digestão.

Posso escolher o suplemento sozinho?

Não importa qual a indicação, o ideal é consultar um especialista antes de sair por aí tomando suplementos. Afinal, assim como acontece com qualquer alimento, a ingestão de suplementos alimentares em excesso pode causar problemas de saúde em vez de ajudar.

Também é essencial manter uma rotina disciplinada de ingestão para que os resultados sejam efetivos e os benefícios apareçam. Os suplementos alimentares são ótimos aliados, mas é preciso saber usá-los.

Curtiu nosso artigo? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este e de todas as novidades da Vitgold, siga-nos agora mesmo no Facebook e no Instagram!

Deixe um comentário

Share This