Como conseguir manter uma alimentação balanceada na correria do dia a dia?

Pare um instante para refletir: qual conselho de saúde você ouve com frequência? Muito provavelmente, manter uma alimentação balanceada está entre as opções que você lembrou, certo? 

Essas orientações ligadas à alimentação são disseminadas constantemente pelo fato de que os alimentos impactam em várias funções do organismo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Benefícios da alimentação balanceada 

Alimentar-se bem não reflete apenas na balança: acaba influenciando também em outros aspectos da rotina. Inspire-se com as questões positivas que separamos e mude seus hábitos alimentares! 

Redução ou manutenção do peso

Prezar por uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é suficiente para a manutenção do peso ou, então, para ajudar na perda gradual de gordura. Quem se alimenta bem, tendo cautela ao ingerir carboidratos e gorduras, não vai sentir necessidade de fazer dietas drásticas e restritivas. 

Aumento da disposição

Prezar por alimentos integrais é sinônimo de trazer mais disposição para o dia a dia, pois eles possuem carboidratos bons, elementos conhecidos por serem fonte de energia e fundamentais para o bom funcionamento do organismo. 

Equilíbrio hormonal

O equilíbrio dos hormônios também depende de uma alimentação balanceada. Para auxiliar no equilíbrio hormonal de forma natural, é muito importante consumir diariamente alimentos como inhame, soja e sementes de linhaça.

Sono tranquilo

O hábito de ingerir alimentos pesados no período noturno costuma gerar noites de sono agitadas. Isso vale para carnes vermelhas, massas e alimentos gordurosos. Portanto, evite essa prática. 

Prefira ingerir frutas, iogurte, saladas e outras opções mais leves. Dessa forma, o organismo não terá o trabalho de gastar energia para fazer a digestão, o que contribui para uma boa noite de sono. 

Estratégias para manter uma alimentação balanceada 

Se a sua rotina costuma ser corrida e você não tem conseguido dar atenção à qualidade do que está ingerindo, fique por dentro de seis estratégias simples que podem te ajudar a colocar em prática hábitos alimentares positivos: 

1. Compre de forma consciente

Deixe de lado os alimentos processados e industrializados, como biscoitos, salgadinhos e lasanhas. Embora essas opções sejam práticas, possuem excesso de conservantes, sódio e gorduras. Leve para casa outras opções que também são práticas, como frutas, tapioca, iogurte, oleaginosas e queijo branco. 

2. Planeje suas refeições

Destine alguns minutos para planejar o que você vai ingerir no dia seguinte, especialmente se você ficar fora de casa. Leve alimentos saudáveis para o intervalo das refeições e tenha plano A e B a respeito do que vai comer no almoço, para evitar que a refeição seja substituída por algo inadequado, como um lanche.  

3. Capriche no café da manhã

Não é à toa que o café da manhã é considerado a refeição principal do dia. Depois de várias horas sem se alimentar, é importante tomar um café da manhã reforçado. Por isso, tenha sempre em casa frutas, iogurte e cereais integrais. Além de melhorar a disposição, esses alimentos são práticos e contribuem para que você não exagere no almoço. 

4. Opte pelas marmitas

Separe um tempo no fim de semana para preparar suas próximas refeições — cozinhe todos os legumes de uma só vez, prepare carne suficiente para alguns dias e monte sua marmita. Se preferir, compre marmitas congeladas: hoje em dia, diversos estabelecimentos são especializados em marmitas saudáveis congeladas. 

5. Tenha lanches saudáveis por perto

Guarde na bolsa ou na gaveta do trabalho lanches saudáveis, como barras de cereais e embalagens com oleaginosas. Essas alternativas são excelentes para quando surgir um compromisso urgente que o fará sair mais tarde para o almoço.

6. Risque os fast foods da rotina

Sanduíche, empanado, pastel, hambúrguer e cachorro-quente são opções práticas, deliciosas e tornam-se ainda mais tentadoras quando há tempo apenas para uma refeição rápida. Porém, a quantidade de gordura e sódio presente nesses alimentos é enorme.

Manter uma alimentação saudável não é difícil, mas será preciso que você tenha força de vontade para mudar seus hábitos. Para viver mais e melhor, mude já a sua rotina alimentar!

Gostou das dicas de hoje? Se você utiliza alguma outra estratégia para deixar a sua alimentação balanceada, comente aqui no post. Sua dica pode contribuir com o dia a dia de outras pessoas!

Deixe um comentário

Share This