Anemia: saiba como preveni-la com uma alimentação saudável

Você sabia que cansaço e indisposição são alguns dos sintomas causados pela anemia? Essa patologia é caracterizada pela deficiência da proteína hemoglobina — responsável por transportar o oxigênio no organismo. Em linhas gerais, existem diversos tipos de anemia, sendo a ferropriva e a perniciosa as mais comuns causadas pela falta de nutrientes.

Nesse sentido, a melhor maneira de prevenir a doença é com uma alimentação balanceada, rica em ferro, vitamina B12 e ácido fólico. A boa notícia é que alguns alimentos são capazes de fornecer boas quantidades desses nutrientes e, por isso, não podem deixar de estar inseridos no seu cardápio diário.

A seguir, conheça quais são eles e como prevenir a anemia com uma alimentação saudável!

Feijão preto

Rico em ferro, o feijão preto tem o nutriente que é primordial para combater a anemia ferropriva. Contudo, para melhorar a absorção do ferro contido nele é preciso acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas, como laranja ou maracujá. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, que melhoram a absorção do elemento.

Rapadura

A rapadura é um alimento energético e muito recomendado para o desenvolvimento humano. Rica em vitaminas A, B, C, D e E, ela também dispõe de sais minerais, como ferro, cálcio e potássio, bastante eficazes na prevenção de doenças. A fonte de ferro encontrada na rapadura, além de deixar estável o nível de hemoglobina, primordial no transporte de oxigênio para as células, também previne a anemia.

Carne vermelha

A carne vermelha, além de saborosa, também é uma ótima contribuinte no combate à anemia. Ela possui uma grande quantidade de ferro e de vitaminas do complexo B, que são importantíssimas para a prevenção da doença.

Seu consumo deve ser feito três vezes por semana, intercalando com peixes e frangos. Apenas não se esqueça de retirar a gordura aparente da carne, pois ela contém as gorduras saturadas.

Couve

Entre os vegetais que possuem ferro em sua composição, podemos destacar a couve. Para prevenir a anemia, o ideal é apostar no ingrediente em sua forma crua, na medida em que a vitamina C, também presente no alimento, se perde ao entrar em contato com o calor.

Pão integral

Pesquisas apontam que o consumo moderado de pão integral é benéfico ao organismo. Apenas uma fatia do alimento pode proporcionar até 6% das necessidades de ferro diárias do corpo. Além dele, recomenda-se o consumo de produtos feitos de grão integral, como macarrão, arroz e cereais.

Leguminosas

Uma das maiores fontes naturais de ferro, as leguminosas são essenciais para o tratamento e prevenção de anemia. Soja, grão-de-bico, lentilha, entre outros, oferecem até 5 mg de ferro em uma única porção. Vale frisar que as lentilhas são ainda mais poderosas, pois são enriquecidas com proteínas e pobres de gorduras.

Viu só? Você pode ter uma alimentação balanceada e manter a saúde em dia por meio de mudanças simples no seu cardápio. Coma bem e previna-se!

Agora que você já conhece quais são os alimentos que combatem e previnem a anemia, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Deixe um comentário

Share This