Afinal, quais são boas vitaminas para cabelo?

O cabelo costuma estar entre as partes do corpo que mais recebem cuidados estéticos. Por isso, problemas de queda de cabelo tendem a deixar as pessoas incomodadas. Se você vive isso ou conhece alguém que passa por esse problema, sabe muito bem do que estamos falando.

A boa notícia é que, ao longo da vida, ingerir periodicamente vitamina para cabelo pode contribuir para a manutenção da saúde capilar.

Pensando nisso, no post de hoje, listamos os principais nutrientes que podem ajudar você a manter o cabelo saudável e forte, além de minimizar o potencial de perda. Continue a leitura e saiba mais!

Vitamina A

Todas as células do nosso organismo precisam de vitamina A para se desenvolver com saúde. Isso inclui o cabelo, que é o tecido do corpo humano a apresentar crescimento mais rápido.

Especificamente em relação a ele, esse nutriente ajuda as glândulas da pele a produzir uma substância oleosa chamada sebo, o qual hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável.

Ter uma alimentação diária deficiente em vitamina A pode levar a vários problemas, incluindo a perda de cabelo. Esse nutriente é encontrado nos seguintes alimentos:

  • batata-doce;
  • cenoura;
  • abóbora;
  • espinafre;
  • couve;
  • leite;
  • ovos;
  • óleo de fígado de bacalhau.

Vitamina C

O dano dos radicais livres pode bloquear o crescimento do cabelo. A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra o estresse oxidativo causado por eles.

Além disso, nosso corpo precisa dela para criar uma proteína conhecida como colágeno, que é uma parte importante da estrutura do cabelo. Entre as boas fontes de vitamina C estão:

  • morangos;
  • pimentões;
  • goiabas;
  • frutas cítricas.

Vitamina E

Semelhante à vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que pode prevenir o estresse oxidativo. Em um estudo publicado no US National Library of Medicine, as pessoas com perda de cabelo experimentaram um aumento de 34,5% no seu crescimento após suplementar a alimentação com vitamina E por oito meses. São boas fontes desse nutriente:

  • semente de girassol;
  • amêndoas;
  • espinafre;
  • abacate.

Zinco

O zinco, assim como a vitamina A, contribui para manter os fios saudáveis e hidratados, pois atua na produção de sebo. Isso ajuda a prevenir alguns problemas capilares comuns, como caspa, dermatite seborreica e queda de cabelo. Alguns alimentos são ricos em zinco, entre eles:

  • gema de ovo;
  • ostras;
  • fígado;
  • gérmen de trigo;
  • nozes;
  • soja;
  • sementes de abóbora;
  • frutos do mar.

Selênio

As enzimas são moléculas que geram diferentes reações químicas no organismo. Muitas usam selênio para fazer seu trabalho e algumas delas são responsáveis por ajudar o corpo a ficar livre dos radicais livres, que são átomos muito prejudiciais ao crescimento saudável das células do cabelo e causam o envelhecimento prematuro dos folículos capilares. É possível encontrar selênio nos seguintes alimentos:

  • nozes;
  • castanha-do-pará;
  • grãos integrais;
  • alho;
  • carne bovina, especialmente fígado;
  • atum;
  • ovo;
  • feijão;
  • aveia;
  • espinafre.

Mesmo mantendo uma alimentação balanceada, nem sempre conseguimos ingerir a quantidade ideal de cada um desses nutrientes. Por isso, a suplementação alimentar tem um papel bastante importante.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as opções em vitamina para cabelo que temos a oferecer!

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