6 dicas de vitamina para aumentar a sua imunidade

Você costuma ficar resfriado com frequência? Fica cansado e estressado sem motivo aparente? Se a sua resposta for ‘sim’ para uma dessas questões, é bem provável que o seu sistema imunológico esteja pouco fortalecido.

É importante saber que isso não é necessariamente um fator genético, mas sim consequência de deficiências nutricionais. A boa notícia é que existe uma solução para isso: ingerir vitamina para aumentar a imunidade. 

Ficou curioso para saber quais vitaminas podem te ajudar a fortalecer seu organismo? Então continue acompanhando este artigo, pois separamos seis dicas de nutrientes estratégicos!

1. Vitamina C 

Esse nutriente é um dos principais impulsionadores do sistema imunológico. Na verdade, a falta de vitamina C pode deixá-lo mais propenso a ficar doente. A ingestão diária é essencial para uma boa saúde, pois o corpo não produz ou armazena vitamina C naturalmente. Entre os alimentos que são fonte desse nutriente estão: 

  • laranjas; 
  • tangerinas;
  • morangos; 
  • pimentões; 
  • espinafre; 
  • couve;
  • brócolis. 

2. Vitamina B6 

A vitamina B6 é vital para apoiar reações bioquímicas essenciais que ajudam a manter a imunidade do organismo. Os alimentos abaixo são ricos em vitamina B6, veja:

  • peixes de água fria, como bacalhau e atum;  
  • fígado;
  • banana;
  • castanha;
  • frango; 
  • inhame; 
  • vegetais verdes. 

3. Vitamina E  

É um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a combater infecções. Com ênfase nos últimos anos, a vitamina E tem recebido grande atenção científica, pois vem apresentando a capacidade de retardar problemas de saúde que aparecem devido ao processo de envelhecimento. Entre os alimentos fontes de vitamina E, destacam-se: 

  • nozes;
  • avelã;
  • amendoim;
  • fígado;
  • gema de ovo;
  • semente de girassol; 
  • cereais integrais. 

4. Selênio

O selênio é um importante antioxidante que combate os radicais livres do nosso corpo. Além de estar relacionado à melhora da imunidade, uma de suas funções consiste na proteção do cérebro, visto que estudos recentes associam a doença de Alzheimer com a baixa concentração de selênio. A ingestão adequada desse nutriente contribui para eliminar toxinas, entre elas o mercúrio, que pode provocar problemas cerebrais. Estão na lista de fontes de selênio: 

  • castanha-do-pará;
  • farinha de trigo; 
  • ovo;
  • carne bovina e de frango. 

5. Zinco

Assim como o selênio, o zinco tem total ligação com a proteção dos neurônios e contribui com a melhora de cenários de estresse oxidativo, que é um dos responsáveis por elevar as chances de desenvolver doenças, como depressão e Alzheimer. No caso da depressão, o zinco promove a síntese da dopamina e da serotonina, neurotransmissores que atuam diretamente na promoção da nossa felicidade. O zinco está presente em alimentos como: 

  • ostras;
  • camarão;
  • carne bovina e de frango; 
  • gérmen de trigo;
  • grãos integrais;
  • legumes e tubérculos. 

6. Ômega 3

O ômega 3 é um forte aliado do sistema imunológico, ajudando a prevenir uma série de doenças, como as cardíacas. Entre os alimentos fonte desse nutriente, estão: 

  • salmão; 
  • azeitonas;
  • sardinha; 
  • sementes de chia e linhaça. 

Percebeu o quanto a alimentação balanceada é importante para o fortalecimento do sistema imunológico? Ingerindo quantidades suficientes de nutrientes você consegue evitar uma série de complicações de saúde, como fadiga, estresse, infecções frequentes, gripes e resfriados, reações alérgicas frequentes e lesões que demoram para curar.

Entre em contato a VitGold e converse com a nossa nutricionista. Ela poderá lhe mostrar como a suplementação alimentar contribui para suprir a carência de vitamina para aumentar a imunidade. 

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