5 hábitos para aumentar a longevidade e viver ainda melhor!

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Nos últimos anos, algo que tem sido noticiado com frequência é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o que tem deixado muitas pessoas contentes. Afinal, viver mais abre uma série de oportunidades para experimentar novos e bons momentos, não é mesmo? 

Porém, para que de fato seja possível aumentar a longevidade, é preciso colocar em prática alguns hábitos estratégicos.  

Ficou curioso para saber quais? Então, confira 5 práticas bem importantes! 

1) Pratique atividades físicas regularmente

A indicação é clara: movimente-se sempre que possível! A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados ou 75 minutos semanais de atividades fisicamente intensas. 

Relembre uma atividade que você gosta – pode ser dança, corrida, pilates, natação, yoga; enfim, algo que proporcione movimento e, ao mesmo tempo, diversão. Isso contribui para que a atividade passe a fazer parte do dia a dia de maneira natural e agradável. 

Se o tempo estiver curto, use algumas estratégias simples para movimentar-se: 

  • troque o elevador pelas escadas; 
  • desça do ônibus alguns pontos antes do destino final;
  • dê algumas voltas no quarteirão após o almoço; 
  • brinque com os filhos ao ar livre. 

2) Hidrate-se com frequência

A ingestão de água abundante é uns dos fatores que ajudam aumentar a longevidade. Quando o corpo está hidratado, o transporte dos nutrientes e vitaminas ocorre de forma mais eficiente, a pele fica sedosa e brilhante e, além disso, as toxinas do corpo são devidamente eliminadas. 

A água de coco e os sucos naturais podem contribuir para manter o corpo devidamente hidratado, mas a principal fonte de hidratação precisa ser a água pura.

Tenha sempre uma squeeze por perto, seja na mesa de trabalho, em casa ou quando for praticar atividades físicas. 

3) Evite estresse e viva com tranquilidade

A ligação do estresse com as doenças cardiovasculares é intensa. Isso é motivo suficiente para evitá-lo sempre que for possível, concorda? 

E, em meio à correria diária, ao perceber sinais de estresse e tensão, é importante recorrer a certas atividades de lazer e relaxamento. Confira agora algumas boas sugestões:

  • assista filmes;
  • leia um livro; 
  • saia para caminhar ao ar livre; 
  • marque um encontro com os amigos. 

4) Tenha uma alimentação balanceada

Alimentar-se de forma equilibrada é essencial para manter as funções do organismo e fortalecer o sistema imunológico. Entre as principais indicações estão: 

  • evite o consumo, em excesso, de carne vermelha;
  • Coma três porções de frutas ao longo do dia;
  • opte pela versão integral dos alimentos;
  • evite alimentos refinados como sal, açúcar e doces;
  • prefira alimentos orgânicos; 
  • reduza a quantidade de sal ingerida. 

5) Durma bem

O sistema imunológico depende de boas e suficientes noites de sono. O número de horas recomendado pode variar de acordo com a pessoa, mas o ideal é entre 7 e 9 horas de sono por dia para que o organismo funcione bem.

Algumas atitudes são essenciais para uma boa noite de sono. Se você dorme pouco ou sofre com insônia, atente-se às dicas abaixo: 

  • feche bem as cortinas para evitar que entre luminosidade;
  • não mexa em equipamentos eletrônicos (celular, tablet, notebook) ao deitar;
  • não durma com a televisão ligada; 
  • consuma alimentos leves no jantar;
  • não tome café no período da noite. 

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